Top

3 tratamentos cosméticos que “travam” o envelhecimento da pele

Foto: Unsplash

A rotina skincare é capaz de promover grandes mudanças na qualidade da pele. Isso é inegável. Mas afinal, o que usar quando queremos frear o envelhecimento? “Os dermocosméticos são produtos destinados aos cuidados com a pele, pois possuem ativos e substâncias que podem ser usadas em diferentes tratamentos dermatológicos, como anti-idade, redução de flacidez e manchas na pele. Eles têm ação cosmética e dermatológica, ou seja, contam com ativos com foco na beleza e na saúde da derme”, afirma a médica Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesse sentido, os ácidos são considerados importantes, mas podem apresentar riscos de irritação e vermelhidão na pele. Para investir em tratamentos sem riscos, selecionamos abaixo três avanços em ativos cosméticos para frear o envelhecimento:

Peptídeos de Retinol-like

O retinol é considerado o ativo “padrão-ouro” no rejuvenescimento da pele, estimulando a produção de colágeno para reduzir os sinais da idade. No entanto, o ativo pode causar efeitos colaterais, favorecendo o surgimento de vermelhidão, irritação, sensibilidade e descamação, além de ser contraindicado para gestantes. “Os Peptídeos Retinol-Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Firmadores

Existem diversos ativos capazes de melhorar a firmeza da pele, por meio do uso continuado de cosméticos. Dois deles, famosos, são: DMAE e Raffermine. “O DMAE é capaz de ultrapassar as camadas mais superficiais da pele e alcançar as terminações nervosas localizadas entre o tecido cutâneo e a musculatura para estimular a produção de acetilcolina e, consequentemente, a contração muscular, assim conferindo efeito lifting e reposicionando a pele para torná-la mais lisa e firme”, destaca a cosmetóloga Ludmila Bonelli, CEO da Be Belle. “O Raffermine, por sua vez, estimula a produção de elastina e colágeno para conferir efeito firmador e antienvelhecimento de curta e longa duração”, completa a CEO da Be Belle.

Vitamina D-like 

O ativo inovador Vitamina D-Like atua restaurando as funções dos receptores da Vitamina D lesados pelo processo de envelhecimento. “Dessa forma, ele estimula os mecanismos moleculares envolvidos na diferenciação dos queratinócitos acelerando a recuperação da barreira cutânea e a renovação da epiderme, promove o efeito de reestruturação da pele, melhora da sua estrutura e dos contornos faciais”, afirma Isabel Piatti, consultora executiva em estética e inovação cosmética, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Todas essas estratégias podem ser feitas em casa, mas é necessário lembrar que o uso do fotoprotetor é fundamental para preservar as estruturas da pele. No consultório médico, também há tratamentos que podem ser indicados, como Ultraction 3D, uma tecnologia minimamente invasiva de ultrassom microfocado que produz energia mecânica. “Em contato com o tecido (derme, subcutâneo e músculo), a energia é convertida em calor, criando zonas de coagulação nesses tecidos, o que estimula a produção de colágeno. Em suma, o ultrassom é uma tecnologia que vai estimular a contração dos tecidos e a produção de colágeno novo, melhorando a qualidade da pele em termos de firmeza, textura e contorno, promovendo o efeito lifting”, afirma o dermatologista Dr. Luis Henrique Moura, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outra opção para rejuvenescimento sem afastar o paciente das atividades diárias é o laser Multistation para bioestimulação. “O laser nessa configuração dá disparos muito rápidos no rosto, o que leva ao aquecimento da derme, que é aquecida a uma temperatura ao redor de 41ºC, 42ºC, e este calor vai estimular a síntese de colágeno novo. É um procedimento minimamente invasivo, indicado para rugas, flacidez, linhas e rejuvenescimento, além de melhorar também a textura da pele”, afirma Moura. São indicadas de quatro a seis sessões com intervalos quinzenais.

Mais de Beleza