Top

7 meios eficazes para reviver e rejuvenescer a beleza facial

Foto; Raphael Lovaski/Unsplash

A cada ano, novas moléculas, equipamentos e técnicas surgem para entregar aos pacientes de tratamentos estéticos suas melhores versões. Há muita coisa que pode ser feita, em casa, em consultório ou no centro cirúrgico, para melhorar a beleza da pele. Consultamos especialistas em beleza para indicar os 7 melhores meios de rejuvenescer a sua aparência:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Tenha uma rotina de beleza sem exageros – 10 passos da rotina de beleza? Saia fora disso. Menos é mais, definitivamente. Contra exageros que podem piorar a pele, a tendência agora é ser rápido, objetivo e eficiente, com o skin fasting, que inclui limpeza, hidratação e fotoproteção. “A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas como é que se entra no regime skin fasting? Primeiro, você precisa lavar o rosto de manhã e à noite. “Lavar de manhã ajuda a retirar possíveis células mortas que se acumularam durante o sono e preparar a pele para a rotina da manhã: hidratante e protetor solar. À noite, a limpeza facial é essencial para retirar vestígios de maquiagem, protetor solar e resíduos de poluição”, diz a médica. Logo em seguida, chegamos à hidratação, etapa que pode concentrar também o tratamento anti-idade, quando alguns ativos com essa função são adicionados ao hidratante no mesmo produto.

“Por fim, é hora de proteger a pele. Produtos que aliam ação anti-idade e fotoproteção são excelentes, mas você precisa observar no rótulo se, além do FPS, ele também conta com PPD, para evitar os riscos dos raios UVA”, diz Paola.

Invista em cremes hiperpersonalizados – A sua pele merece um tratamento específico e personalizado, respeitando não só as necessidades aparentes como as genéticas. Nesse sentido, vale a pena um exame genético para ser mais certeiro. “O seu creme não pode ser o mesmo da sua amiga. É por isso que na pele dela o resultado pode ser muito melhor que na sua. Existe, na verdade, uma explicação em seu material genético”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral Multigene, que conta com exames genéticos para tratamento da pele.

“Através da saliva, os exames analisam o DNA de sua pele e apontam especificidades como propensão à acne ou ao fotoenvelhecimento, nível de sensibilidade e reatividade e até mesmo a capacidade de cicatrização do tecido cutâneo. A vantagem é que eles ajudam o dermatologista a indicar o que é melhor para a pele de cada paciente levando em consideração seu gene, o que faz com que seja possível uma abordagem mais precisa para a rotina de cuidados com a pele de cada um, com produtos e tratamentos específicos para oferecer o que o tecido cutâneo mais necessita”, explica a dermatologista Paola.

“Por exemplo, o genótipo do gene MMP1 está relacionado a uma degradação do colágeno oito vezes maior que o normal após a exposição solar”, afirma o geneticista Sady. Ou seja, essa característica predispõe o paciente a ter mais rugas e sofrer mais com o fotoenvelhecimento.

Existem substâncias que podem agir para prevenir essas alterações. “Usar cremes com antioxidantes como OTZ 10, Superox C e Alistin é uma boa opção”, afirma farmacêutica Maria Eugenia Ayres, gestora técnica da Biotec Democosméticos. O médico pode também indicar cápsulas orais com Exsynutriment e In.Cell para um tratamento completo dessas alterações.

“Essas substâncias são responsáveis por uma maior produção de colágeno”, afirma a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

Reforce a sua capacidade antioxidante e protetora – Há uma preocupação mundial para a criação de novas moléculas, presentes em cremes, séruns, géis e loções para potencializar a proteção do filtro solar através de ativos antioxidantes e antipoluentes. “Esses novos ingredientes são adicionados ao hidratante, com importante impacto para potencializar a proteção contra os danos da radiação solar. São moléculas como Alistin, Exo-P, SuperOx-C, além das Vitaminas C, B3 (Niacinamida) e E”, afirma a farmacêutica.

“A suplementação também ganha papel de destaque para atuar como reforço nessa luta contra os danos do sol. Ativos como Bio-Arct (antioxidante), FC Oral (anti-inflamatório) e Glycoxil (antioxidante e antiglicante) podem ser usados”, completa Luisa. Apesar desse reforço ser importante, é fundamental o uso do protetor solar diariamente. Novidades no mercado incluem a fotoproteção também com essas substâncias.

Acelere a renovação da pele – Os retinoides são o que chamamos de “padrão ouro para renovação da pele e redução de rugas em casa. “São derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, reduzindo assim o aparecimento de rugas”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética. Retinóides é o termo genérico para todos esses derivados, incluindo retinol, que você pode encontrar em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição.

De qualquer forma, consultar um médico é vital nesse caso, que pode ajudar com estratégias para diminuir riscos de irritação e vermelhidão. “Os Peptídeos Retinol-Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy. Retintense ainda traz a Niacinamida Clareadora, o Ácido Hialurônico de Baixíssimo Peso Molecular e o fator de crescimento plant-TGFβ2, que potencializa a produção de colágeno.

Trate os vasinhos – Grande parcela da população sofre com um problema complicado na região facial, uma vez que confere sensação de envelhecimento e é difícil de camuflar com a maquiagem. São os vasinhos no rosto, que têm o nome técnico de telangiectasias. “A própria coloração das veias e também seu calibre (geralmente são finas) fazem com que dificilmente ocorra uma boa cobertura com maquiagem para esse problema que envelhece o rosto”, conta a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Além da predisposição genética, maus hábitos como exposição excessiva ao sol e até uso demasiado de peelings químicos pode causar o problema. Para tratar, o indicado é usar o laser Nd Yag 1064 ou luz pulsada. “A luz pulsada é capaz de tratar a grande maioria dos vasinhos da face. Mas o Laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares apresentando maior efetividade no tratamento. São realizados disparos de laser que agem no sangue dentro do vaso, queimando o vaso por dentro, o que leva ao seu fechamento”, explica. O tratamento apresenta bons resultados, segundo a médica, é feito em média em uma a cinco sessões (dependendo do tipo de lesão) e tem grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele.

Perceba alterações não comuns – Para nossa face estar em harmonia, o nariz é uma peça central. Quando a ponta nasal cai por conta da idade (e envelhece a aparência), uma rinoplastia pode ajudar. “A cirurgia do nariz também pode ter um efeito anti-idade, segundo um estudo publicado no começo do ano no periódico “Aesthetic Surgery Journal”. Esse é um procedimento que a maioria das pessoas não considera como ferramenta para o rejuvenescimento, mas esse estudo mostrou que a rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, pode fazer uma mulher parecer até três anos mais jovem”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em rinoplastia estética e reparadora pela Case Western University e mestre em Cirurgia Plástica pela Unifesp. O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, usou um tipo de inteligência artificial conhecida como aprendizado de máquina. “Até agora, havia pouca ou nenhuma evidência científica objetiva para o efeito rejuvenescedor da rinoplastia. Mas essa tecnologia permitiu estimar com precisão a idade de maneira objetiva e provou reconhecer padrões e características do envelhecimento além do que o olho humano pode perceber”, diz Rubez.

A rinoplastia envolve fazer alterações estruturais no osso e cartilagem através de pequenas incisões no nariz e, quando necessário, ao redor da narina, enquanto o paciente está sob anestesia geral. Há novidades na área: rinoplastia preservadora e rinoplastia ultrassônica. “A rinoplastia preservadora tem como objetivo corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz de maneira menos agressiva que a rinoplastia tradicional. Nessa técnica, há também menos chances de ocorrerem complicações e, caso seja necessária uma nova intervenção no nariz, a cirurgia é mais simples”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, que trouxe a técnica de maneira pioneira ao Brasil.

Outra técnica que também garante uma recuperação mais rápida é a rinoplastia ultrassônica. “A rinoplastia ultrassônica, por exemplo, trata a parte óssea do nariz através de um aparelho que, por meio de vibrações, permite ao cirurgião realizar a fratura nasal necessária para o procedimento de forma menos traumática, resultando em menos inchaço, sangramento e hematoma no período pós-operatório, o que faz com que o processo de recuperação do procedimento seja mais rápido e tranquilo”, diz Rubez.

Suavize as linhas – Uma das maneiras mais efetivas de tratar as linhas de expressão sem deixar a aparência congelada é por meio do “Microbotox”, técnica que vem ganhando cada vez mais popularidade. “O procedimento consiste na aplicação de microdoses de toxina botulínica sob a superfície da pele para prevenir e suavizar linhas de expressão e melhorar a textura do tecido cutâneo sem conferir ao rosto aquele aspecto exagerado ou artificial”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). Também existem tratamentos que dispensam agulhas. É o caso do laser Pico Ultra 300 (um laser de picossegundos que estimula colágeno). “Ele emite pulsos de energia que produzem microvesículas de ar no interior da pele para promover o estímulo da neocolagênese e o alinhamento harmônico das fibras de colágeno e elastina, promovendo o rejuvenescimento da pele com redução da aparência das rugas e linhas de expressão e aumento da firmeza e da elasticidade”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.

Se o problema for flacidez de pele, a recuperação da firmeza pode ser feita com a associação do ultrassom microfocado Ultraction 3D com a radiofrequência microagulhada Eletroderme. “A vantagem de se usar o ultrassom associado à radiofrequência microagulhada é que os tratamentos combinam tecnologias com mecanismos diferentes e com resultados complementares superiores ao uso isolado. O ultrassom tem tecnologia 3D e promove pontos de coagulação na derme e na fáscia muscular promovendo encurtamento das fibras e contração imediata (efeito lifting). Ao mesmo tempo, estimula os fibroblastos a produzirem novo colágeno. Em seguida, a radiofrequência microagulhada é aplicada.

As agulhas causam pequenas fissuras na pele que, quando combinadas ao aquecimento de cerca de 70ºC causado pela radiofrequência, estimulam a produção das fibras de colágeno e elastina. Além disso, a técnica promove a reestruturação natural das camadas da pele, estimulando a produção de ácido hialurônico, e induz a criação de novos vasos sanguíneos e o aumento da vasodilatação local, o que contribui para maior oxigenação e, consequentemente, nutrição da região tratada”, afirma o dermatologista Dr. Renato Baldissera, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O procedimento é bem tolerado e a recuperação é rápida. “Os resultados são progressivos, devido ao estímulo de colágeno”, acrescenta o Dr. Renato Baldissera. As sessões do Ultraction 3D são trimestrais, enquanto o Eletroderme pode ser feito mensalmente.

De qualquer maneira, vale sempre a máxima: consulte sempre um médico antes de decidir por qualquer tratamento.

Mais de Beleza