Top

Rescue skin: dicas de como resgatar sua pele dos danos do verão

Foto: Unsplash

 

Durante o verão, mesmo que de forma mais restrita (em tempos de home office), a alta exposição ao calor, seja o gerado pelo concreto da cidade ou da praia e piscina, foi potencializada nos últimos três meses e, você, muito provavelmente, deve ter sentido algum impacto na pele.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Tivemos contato com esses agentes agressores e acredite, eles são capazes de causar danos irreversíveis como manchas, ressecamentos acentuados, marcas profundas de expressão e aceleração do envelhecimento precoce, se não cuidarmos da maneira correta.

Para recuperar a pele é fundamental criar um cronograma de saúde cutânea que vai desde o protetor solar (mesmo para ficar dentro de casa) até equipamentos tecnológicos desenvolvidos para tratar melasmas e rejuvenescer.

O primeiro passo é proteger, pois, mesmo em home office estamos constantemente em contato com as luzes azuis do celular, do computador e dos eletroeletrônicos que são prejudiciais à pele e o protetor solar se tornou indispensável. A próxima etapa é cuidar, e isso inclui hidratação intensa,  evitar os horários de maior incidência de raios solares, utilizar cosméticos ricos em ativos e vitaminas e fazer uso de nutricosméticos e nutracêuticos com ação de dentro para fora. Por fim, é chegada a hora de regenerar a pele com o suporte de aparelhos de alta tecnologia e que tenham qualidade e reconhecimento no mercado. Ah! É importante sempre consultar um profissional habilitado de confiança e avaliar qual a melhor técnica e tratamento a serem utilizados em cada caso.

Conversamos com Michele Nishioka, fisioterapeuta dermatofuncional e analista de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ibramed, Adriana Volpe, farmacêutica e CEO Divinitè Nutricosméticos e Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, para saber mais sobre o assunto.

Por que o uso de equipamentos para tratar e cuidar da pele é tão eficaz?

Michele NishiokaHoje os equipamentos de estética conseguem ter multifunções e até mesmo serem portáteis. Os resultados dos tratamentos estão ligados ao funcionamento de cada uma das tecnologias, como, a radiofrequência com objetivo de melhorar a flacidez da pele, os lasers e LEDs para produção de colágeno, e, o jato de plasma para melhora de rugas e linhas de expressão, esses são alguns exemplos de procedimentos. Sendo que, todos estes, não são invasivos e apresentam uma ação específica e com resultados maiores, do que, somente o uso de cremes skincare.

É possível reaver a vitalidade e a juventude da pele por meio desses equipamentos estéticos, e remover manchas, promover a renovação celular e eliminar celulite, gordura localizada, flacidez e estrias. São verdadeiros aliados para quem quer cuidar da pele.

As terapias que utilizam luz, como a pulsada, por exemplo, funcionam?

Michele Sim, funcionam muito bem e mostram ótimos resultados para a melhora da pele. Os equipamentos de luz pulsada são considerados de alta potência, e, ao interagir com o tecido, gera um fenômeno chamado de fototermólise seletiva (foto: luz, termo: calor; lise: quebra) ou seja, realiza a quebra da estrutura alvo por conta do calor que essa luz gera, porém, garante que os tecidos adjacentes permaneçam íntegros.

Fique atento: é importante ressaltar que, o profissional da área de estética irá realizar uma avaliação clínica criteriosa para indicar os melhores tratamentos para sua pele.

Como os nutricosméticos podem ajudar na função de resgate da pele?

Adriana Volpe – Nos últimos anos os nutricosméticos evoluíram muito e contam cada vez mais com ativos de uso oral de ponta, respaldados em estudos científicos que comprovam a sua eficácia, para auxiliar na proteção e cuidados da pele.  Recentemente, alguns estudos demonstraram que o uso de antioxidantes orais, como luteína, licopeno, astaxantina, podem diminuir os efeitos prejudiciais da radiação solar e luz artificial (lâmpadas de Led, telas de celular e computador), sobre a pele, retardam o envelhecimento precoce, reduzem a hiperpigmentação da pele, e podem ser aliadas do organismo na prevenção do câncer de pele.

O uso de fotoprotetor oral associado ao fotoprotetor tópico potencializa sua ação protetora. Enquanto os fotoprotetores solares tópicos atuam na reflexão e absorção da radiação incidente, evitando que ele atinja a pele, os fotoprotetores orais atuam em nível celular ou molecular, reduzindo os danos assim gerados.

O fotoprotetor oral atua como antioxidante e anti-inflamatório o que protege a pele contra os efeitos negativos da radiação UV e restaura sua maciez e hidratação. Desta forma é muito mais fácil se manter protegida e com a pele bonita o tempo todo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não existe medida fotoprotetora que isoladamente garanta uma fotoproteção adequada, por isso recomenda o maior número possível de medidas como estratégia correta.

Quais nutricosméticos não podem faltar na rotina de beleza?

AdrianaPensando em soluções completas e a longo prazo, é importante associar o uso de cosméticos aos de ativos de uso oral, que atuam como adjuvantes, auxiliando no restabelecimento de estruturas da pele e suprindo nutrientes que são perdidos no processo de envelhecimento. Acho fundamental ingerir peptídeos de colágeno, Peptan®, ingrediente inovador para a manutenção da saúde e beleza da pele, unhas, cabelos, articulações e ossos. Silício biodisponível (Nutricolin®),  por estimular as três proteínas da beleza (colágeno, elastina e queratina). E o ácido hialurônico, por tratar da hidratação da pele de dentro para fora, fator muito importante para esta ter um envelhecimento de qualidade, entre outros.

Voltei do verão com algumas manchas, quais os melhores ativos para tratá-las?

Dra. Joyce Rodrigues – Quando procuramos produtos para o tratamento de manchas, é muito importante ficar de olho nas formulações. Hoje temos uma infinidade de ativos multifuncionais ao nosso dispor, associados da forma correta nos permite um resultado incrível.

Eu gosto muito dessa combinação:  ácido Tranexâmico: um antifibrinolítico que tem sido amplamente utilizado no tratamento de hipercromias por sua ação inibidora da síntese de melanina, através da redução da atividade da tirosinase.

Nanofactor C: une os benefícios consagrados da Vitamina C 10x mais potente, na forma mais estável com um Peptídeo Bioidêntico de Fator de Crescimento. Esta associação confere em um único ativo as propriedades antioxidantes, despigmentantes e eutróficas.

Nanofactor Tgp-2 : oligopeptídeo derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF) que possui ação seletiva e proporciona clareamento da pele e retarda o crescimento de pelos simultaneamente. Além disso, tem como propriedade diminuir a expressão da melanogênese devido à ação inibitória da síntese de melanina. Ele diminui a atividade da tirosinase; diminui a formação de melanossomas e bloqueia sua transferência para os queratinócitos, o que reflete na redução da expressão melanogênica.

Brigtenyl: nova geração de melanoreguladores que é ativado pelo estrato microbium e restaura o tom perfeito e iluminado da pele por bloquear o processo de melanogênese em diversos níveis. Também protege a pele e previne a inflamação, controlando a vermelhidão da pele.

E o Expolissacarídeos White: São polímeros de açúcar com alto peso molecular produzidos por microorganismos com função de proteção e nutrição da pele. Proporciona efeito imediato anti rugas e preenchimento de linhas, além de promover um efeito tensor na rede de colágeno.

Trata-se de ativos inteligentes que atuam no tratamento e no controle do resultado, importante salientar que para ter êxito nesse controle o uso do home care é imprescindível.

Com quais fatores devemos nos preocupar mais no outono?

Dra. Joyce Rodrigues Um dos principais fatores é a luz azul, a radiação ou iluminação emitida pelos aparelhos eletrônicos como tablets, computadores, notebooks, smartphones, televisão e luzes artificiais. Também é chamada de poluição digital e pode oferecer danos sérios para a nossa pele.

Isso porque, no momento temos a questão do trabalho, reuniões, consultas médicas, informações, compras, lazer, entretenimento, atividades física e mental, tudo isso tendo que ser realizado por meio digital. Portanto o contato com a luz azul está muito intenso, esta pode estimular a produção dos radicais livres e acelerar o envelhecimento precoce e com o tempo surgirem as linhas de expressões, rugas e também manchas na pele.

Ainda, pode favorecer a piora de doenças inflamatórias da pele, como a acne, por exemplo, e afetar sua aparência, ficando espessa, áspera e opaca. Minha indicação é, mais do que nunca, o uso diário do protetor solar. Especialmente dos que tenham em sua formulação a proteção contra a luz azul/visível.

Mais de Beleza