Beleza

Já passou dos 30 anos? Fernando Medeiros dá dicas de como atenuar a desaceleração do metabolismo do nosso organismo

Share

Foto: Divulgação

É comum dizer por aí que o corpo dá uma desacelerada no metabolismo a partir dos 30 anos. Mas isso é apenas boato ou acontece mesmo? Fernando Medeiros, formado em Educação Física, afirma que esse fenômeno é, sim, real, por conta de uma redução de performance do nosso organismo. Entenda o porquê:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“É um processo lento, é claro. Não é de uma hora para outra. Mas após os 30 é mais perceptível, principalmente em mulheres”, conta. “Ele acontece porque a nossa taxa de metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que precisamos para exercer funções vitais como respirar, pensar, dormir e fazer o sangue circular, por exemplo, é diminuída.”

Na prática, isso significa que fica mais fácil ganhar peso e, por outro lado, emagrecer se torna um desafio maior. O próprio Medeiros, que tem 38 anos, confessa que sentiu um pouco a diferença no metabolismo com o passar da idade.

“A diferença é pequena, mas dá para sentir. Existe uma estimativa de que a desaceleração evolui entre 3% e 8% de a cada dez anos. O que acontece é que a nossa parte psicológica está tão condicionada a achar que após os 30 ou 40 não somos mais ‘jovens’ que isso também nos bloqueia”, explica o especialista.

“A taxa metabólica é um regulador do corpo. Quanto mais baixa, menos calorias você gasta durante o dia. Na maioria dos casos, essa queda de hormônios, como o GH e a testosterona, provoca perda de massa muscular magra.”

A rotina de Medeiros continua a mesma, desde que percebeu a importância do equilíbrio. Ele destaca que não deixa de comer algumas “besteiras” e nem faz exercícios físicos de forma obsessiva só porque o metabolismo está um pouco mais lento.

“O equilíbrio é a fonte da juventude física e psicológica. Eu não me privo de nada, mas entendo que, se em algum dia eu exagerar, nos próximos dias preciso me exercitar, comer alimentos mais leves, de fácil digestão, e beber muita água”, revela.

Foto: Divulgação

A saída é se exercitar

Segundo Medeiros, existe um segredo para atenuar a desaceleração do metabolismo: a prática regular de atividade física. O exercício físico orientado por um profissional faz com que nossa massa muscular magra seja mantida ou até mesmo aumentada. “Quanto maior é a nossa massa muscular magra, maior é a nossa taxa metabólica”, afirma.

Não é preciso mudar o estilo de atividade física por conta da idade, a não ser que a pessoa possua algum quadro específico de dores, como dores lombares, por exemplo.

“O exercício físico será sempre bem-vindo independentemente da sua modalidade, mas a musculação é a atividade que proporciona respostas muito rápidas e duradouras no que diz respeito ao aumento de massa muscular. É importante que seja feita pelo menos de duas a três sessões semanais de atividades com pesos”, recomenda.

Além disso, para manter a motivação, pode ser interessante intercalar diferentes tipos de atividade, como corrida, esportes e dança, por exemplo. “Treinos em dupla ou em grupos também ajudam muito a manter-se entusiasmado com os benefícios futuros”, diz. Outra dica é aumentar a ingestão de proteínas. “Um nutricionista poderá ajudar a padronizar as quantidades diárias”, indica.

Uma  boa noite de sono também é fundamental, pois quando dormimos, temos um aumento na produção de hormônios anabólicos (que aumentam a massa muscular) e diminuição do cortisol, que é um hormônio de certa forma catabólico (que causa quebra de proteínas).

Quais outras práticas a pessoa pode adotar para ter mais saúde e bem estar físico após os 30 anos? Medeiros é categórico: “Nesse momento, temos que ouvir nosso corpo.”

“É uma fase da vida na qual podem aparecer dores, estresse por conta dos boletos, relacionamento com a família, etc. Esse combo faz as pessoas desistirem da atividade física frequentemente. Por isso, temos que nos cobrar menos, fazer atividades que nos dão prazer e pensar a médio e longo prazo”, completa o profissional.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024