Top

4 formas de tratar as rugas do sono, aquelas influenciadas pela posição de dormir

Foto: Pixabay

As rugas são resultado do processo natural de envelhecimento da pele, então, é provável que todos nós teremos. Elas ocorrem devido à ação muscular repetitiva ao longo dos anos combinada à diminuição das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo, segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No entanto, alguns hábitos que temos durante a vida podem favorecer e até antecipar o aparecimento desses sinais da idade, incluindo a posição em que dormimos. “Dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro ou sempre do mesmo lado pode formar rugas estáticas devido à pressão e atrito causado pelo contato do rosto com o travesseiro. Dessa forma, acabamos envelhecendo mais assimetricamente, com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”, completa o médico. Essas rugas são conhecidas internacionalmente como sleep wrinkles.

O grande problema é que essas demarcações profundas na pele podem piorar dependendo dos seus hábitos de vida, exposição ao sol e também da sua genética. “Por exemplo, alguns indivíduos podem apresentar uma variante do gene MMP1 que leva à maior produção da enzima MMP1 que, em excesso, degrada o colágeno, que é um constituinte importantíssimo da pele, o que causa rugas. Para piorar, quando esses indivíduos se expõem em excesso à luz solar, podem apresentar um aumento da produção de MMP1 até oito vezes maior. Além disso, o processo inflamatório subclínico causado por estresse, obesidade, falta de sono adequado, má alimentação e falta de atividade física, por exemplo, pode acelerar mais ainda a formação de rugas. Entretanto, não é uma sentença, quando entendemos as variantes genéticas que portamos e como elas influenciam a nossa pele, podemos elaborar um cuidado mais eficaz para nos proteger do fotoenvelhecimento, que vai desde a alimentação até a escolha de ativos cosméticos na concentração que precisamos, o que pode levar a manipulação do cosmético personalizado”, explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem.

Ainda com relação às rugas do sono, é possível preveni-las através de alguns cuidados básicos, como evitar dormir de um lado especifico ou de bruços, optando sempre por dormir de barriga para cima. Trocar fronhas de algodão por fronhas de cetim ou seda também ajuda. Mas, para quem já sofre com o problema, existem algumas formas de tratar:

Acelere a renovação da pele com Peptídeos de Retinol-like – O retinol pode causar efeitos colaterais, favorecendo o surgimento de vermelhidão, irritação, sensibilidade e descamação, além de ser contraindicado para gestantes. Para rejuvenescer sem efeito colateral, a marca italiana de dermocosméticos Ada Tina Italy criou o Retintense 5.0, um sérum ultra rejuvenescedor e clareador da pele livre de Retinol Puro e desenvolvido com peptídeos Retinol-like, podendo inclusive ser utilizado durante o dia e no verão. “Os Peptídeos Retinol-Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ada Tina Italy. Retintense ainda traz a Niacinamida Clareadora, o Ácido Hialurônico de Baixíssimo Peso Molecular e o fator de crescimento plant-TGFβ2, que potencializa a produção de colágeno.

Utilize cosméticos noturnos – Hidratar a pele também é uma maneira de ajudar a prevenir e tratar essa alteração. O ideal é investir em cremes noturnos com ação anti-idade de estímulo ao colágeno.“Esse ativo exerce efeito tensor na pele, contração da musculatura esquelética e aumento da contratilidade e adesão celular. Dessa forma, ele proporciona elasticidade, firmeza e tonicidade, melhorando o contorno e a flacidez da face, pescoço e colo”, diz Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia, conselheira do comitê técnico de inovação da Buona Vita.

Tente a radiofrequência microagulhada – Esta tecnologia, que no mercado pode ser encontrada com o nome de Eletroderme, une o microagulhamento robótico, que consiste em microperfurações da pele por meio de agulhas finas banhadas a ouro, com a já conhecida radiofrequência, que promove o aquecimento das camadas da pele. “A associação faz então com que o tratamento seja mais eficiente, pois as ondas eletromagnéticas da radiofrequência são emitidas pelas agulhas de ouro (que melhoram a liberação e uniformidade do calor emanado pela radiofrequência) apenas nas camadas mais profundas da pele, aquecendo a pele de dentro para fora e assim preservando sua superfície”, explica a Dra. Roberta Padovan, médica especialista em dermatologia e medicina estética. O grande diferencial da tecnologia está no fato de ser possível estimular e remodelar o colágeno ao mesmo tempo, promovendo então a melhora da aparência da pele e o tratamento das rugas. “As agulhas causam pequenas fissuras na pele que, quando combinadas ao aquecimento de cerca de 70ºC causado pela radiofrequência, estimulam a produção das fibras de colágeno e elastina. Além disso, a técnica promove a reestruturação natural das camadas da pele, estimulando a produção de ácido hialurônico, e induz a criação de novos vasos sanguíneos e o aumento da vasodilatação local, o que contribui para maior oxigenação e, consequentemente, nutrição da região tratada”, destaca Roberta. O procedimento ainda pode ser potencializado através da realização de drug delivery, que consiste na aplicação de ativos nas camadas mais profundas da pele para os mais diversos fins.

Considere um laser ultrarrápido para manchas e rejuvenescimento – Para tratar as rugas do sono, o laser de picossegundos representa um avanço em lasers por ser ultrarrápido, trabalhar com pulsos em picosegundo, e poder tratar, na mesma sessão, flacidez, rugas, poros, cicatrizes de acne e manchas. “Para o tratamento dos sinais do envelhecimento o Pico Ultra 300 emite pulsos de energia que produzem microvesículas de ar no interior da pele para promover o estímulo da neocolagênese e o alinhamento harmônico das fibras de colágeno e elastina, promovendo o rejuvenescimento da pele com redução da aparência das rugas e linhas de expressão e aumento da firmeza e da elasticidade. E, por produzir comprimentos de onda de 1064nm e 512nm, o equipamento age tanto na epiderme quanto na derme profunda, promovendo assim um tratamento global da pele”, finaliza o dermatologista Salomão Jr..

Mais de Beleza