Foto: Jeffery Erhunse/Unsplash
Sabemos que a quantidade de melanina diferencia um tom de pele de outro, mas não é apenas isso. As peles mais escuras também têm maior número de glândulas sudoríparas, que produzem suor, e de sebáceas, responsáveis pelo sebo. Por conta disso, elas tendem a ser oleosas e com os poros dilatados, e mais propensas a acnes, além de também mancharem com mais facilidade.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Por outro lado, a pele negra costuma ser “jovem” por mais tempo que as demais, por ser mais resistente aos efeitos do tempo, retardando o aparecimento das rugas.
Mas esse tipo de pele necessita de cuidados especiais, por isso, separamos as principais dúvidas e consultamos a biomédica estética Jessica Avelino para responder às questões:
Devo usar protetor solar todos os dias?
Sim! Apesar de a pele negra ter mais proteção natural contra os raios UVA e UVB, ela também é mais propensa a manchas. O melasma e a melanina que protegem e dão cor também escurecem a pele se estimulada em excesso pelo sol. O ideal é usar um protetor com FPS 30, no mínimo.
Quais substâncias são melhores para a pele negra?
Para esse tipo de pele, produtos livres de óleo são os ideais, pois mantêm a pele sequinha e ajudam a evitar a acne. Texturas matte e gel oil free são as mais indicadas.
É preciso hidratar?
Para todos os tipos de pele, o cuidado é essencial. De manhã, logo após a higienização, é imprescindível. Mas na hora de escolher o hidratante, vale a dica escolher produtos também livres de óleo e com textura em gel, a fim de não causar mais cravos e espinhas. Existem várias opções no mercado de sabonetes com essas características específicas.
Como uniformizar o tom com os produtos?
Alguns produtos no mercado ajudam a prevenir e tratar manchas. Use os com base em ativos, como o ácido fítico, ácido kojico e vitamina C. Essa última, em especial, já está bastante popular no mercado, pelos seus visíveis benefícios para a pele. Géis de limpeza, protetor solar, tônicos e séruns com esse ativo são facilmente encontrados. Geralmente são usados à noite, após a limpeza. Mas cuidado! Evite usar produtos com hidroquinona, pois ela despigmenta demais a pele.
E para o corpo?
A hidratação corporal nunca deve ser deixada de lado. Além dos cuidados internos que agem de dentro pra fora, como tomar muita água e manter o consumo de frutas e verduras na alimentação, cuidados externos também ajudam. Cotovelos e joelhos são áreas bastante ressecadas, portanto, uma esfoliação de uma a duas vezes por semana é ideal, além do uso de cremes hidratantes diariamente. A esfoliação também ajuda a prevenir a foliculite, uma inflamação da raiz do pelo que é muito comum em peles negras.