Top

Tudo que você queria saber sobre micropigmentação de sobrancelhas

A especialista em micropigmentação Deise Damas – Foto: Divulgação

Um dos procedimentos mais procurados é o que visa realçar ou preencher falhas nas sobrancelhas.  A especialista em técnicas naturais em sobrancelhas, lábios, olhos e areolas Deise Damas explica as principais dúvidas e indica os principais benefícios da técnica.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo ela, “devido à pandemia e ao uso frequente de máscaras, aumentou a preocupação de todos em realçar o olhar.  A micropigmentação das sobrancelhas e também da área dos olhos – fazendo um traço como delineador – estão entre os serviços mais procurados atualmente”.

Veja a lista de oito dicas de Deise para quem deseja fazer micropigmentação nas sobrancelhas.

1 – Qual técnica usar?

“Para alcançar o efeito desejado nas sobrancelhas avalio cada paciente e indico o que melhor se adequa às suas necessidades e características”, explica Deise.

“Temos a técnica compacta, que deixa as sobrancelhas bem marcadas; a shadow, que dá um leve efeito de maquiagem; a ombré, que é mais clara em alguns pontos; a 3D, que desenha os fios simetricamente e assimetricamente, dando um leve efeito sombreado ao fundo; a técnica fio a fio, onde os fios são feitos na mesma direção dos pelos existentes, gerando a ilusão de sobrancelhas mais cheias; e a mix, que é uma combinação da fio a fio com a shadow”, detalha a especialista.

2 – A micropigmentação pode ser feita em qualquer tonalidade?

“Existem diversos tipos e cores de pigmentos, incluindo orgânicos e inorgânicos. Na técnica, a profissional deve levar em conta sempre a cor da pele, do cabelo e dos pelos naturais da sobrancelha”, explica.

3 – A micropigmentação substitui a maquiagem no dia a dia? 

“Para quem não deixa de preencher as sobrancelhas com maquiagem mas precisa de uma rotina mais prática, técnicas como shadow, ombré e mix substituem o make”, explica Deise. “A primeira, por exemplo, deixa um efeito sombreado, dando um efeito de mais volume na região. Já a ombré é uma micropigmentação no formato degradê, usando um tom mais escuro no arco da sobrancelha e mais claro nas extremidades”, afirma.

4- Alguém que tenha poucos pelos nas sobrancelhas pode fazer micropgimentação?

“Entendo que o profissional deve sempre se basear nas medidas do rosto e de pelos de outras partes do corpo para decidir qual a melhor opção de cor e espessura dos fios”, destaca Deise, que afirma ainda que, “sim, quem tem poucos pelos pode sim investir no procedimento e obter ótimos resultados”.

5 – A micropigmentação pode ser feita em qualquer pessoa? 

“Qualquer pessoa, com qualquer tipo de pele, pode fazer a micropigmentação. O procedimento pode ser feito inclusive por gestantes, portadores de diabetes ou quem faz uso de remédios anticoagulantes, desde que com liberação médica”, alerta a especialista.

6 – É preciso fazer retoques? 

“Explico sempre que o efeito da micropgimentação dura, em média, de seis meses a dois anos, dependendo da cliente, e não é necessário o retoque ao longo desse período. O retoque só é feito no primeiro mês, quando o profissional marca uma avaliação para ver como ficou o desenho após a cicatrização.”

7- Quais são os cuidados necessários após a micropigmentação?

“Não se deve ter exposição ao sol durante os primeiros 15 dias. Recomendo aos clientes evitar praia, piscina, jamais coçar a região ou retirar a casquinha da cicatrização, além de não passar produtos com ácidos na primeira semana”, explica.

8 – As sobrancelhas ficam muito escuras nos primeiros dias. O que fazer?

“Logo após a micropigmentação, a região das sobrancelhas costuma, sim, ficar muito escura.  Não há nada de errado. Quando a região estiver cicatrizada, é normal ocorrer um clareamento de cerca de 30% na cor”, finaliza Deise.

Mais de Beleza