Beleza

Descubra mitos e verdades sobre a depilação no verão

Share

Foto: Phi Phi/Unsplash

Se você está planejando tomar sol ou curtir uma piscina nesta temporada de altas temperaturas, é importante tomar alguns cuidados ao se expor à radiação,  principalmente se você for realizar algum tipo de depilação neste período. “Com a maior incidência dos raios solares, deve-se aumentar os cuidados tanto antes quanto após o procedimento de eliminação dos pelos para evitar manchas”, explica Regina Jordão, CEO do Pello Menos, rede especializada no assunto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A profissional listou os principais mitos e verdades sobre a remoção de pelos na estação mais quente do ano. Com a informação correta, é possível evitar imprevistos e aproveitar os momentos de folga com tranquilidade. 

Depilar com cera deixa a pele sensível

Verdade. Como o procedimento com cera retira a camada superficial da pele, deixando a região mais sensibilizada, a exposição imediata aos raios solares não é indicada. “Você pode se depilar no verão, sim, mas a recomendação é aguardar no mínimo 48 horas e abusar do filtro solar para tomar sol diretamente”, explica Regina.

Não é recomendado o uso de bronzeadores

Verdade. O melhor a se fazer é evitar o produto, pois o procedimento vai também remover a cor superficial da derme. Já reparou que logo depois de depilar, a pele fica mais clara? Então, é que há essa eliminação sutil da coloração. Portanto, a aplicação de um ativo na área que já está sensível pode acabar induzindo a melanina no local, causando manchas na pele.

Quem não quer remover, pode descolorir os pelos no sol

Mito. Apesar de ser comum, o hábito de se expor ao sol com o descolorante aplicado na pele não é indicado. Bem pelo contrário: é perigoso, pois pode causar manchas. É preciso, portanto, ter cuidado ao optar pelo método, preferindo água oxigenada com valor entre 10 a 20 volumes e não permanecer com o produto no corpo mais do que o tempo estipulado na embalagem. Faça também o teste em uma área pequena da pele, pois descolorantes podem causar alergias.

Depilar com lâmina é mais fácil e exige menos cuidado

Mito. A lâmina promove uma depilação superficial, ou seja, o procedimento terá que ser refeito em um intervalo muito menor de tempo. Este também não é o melhor método para todos os tipos de pele, além de não ser o mais recomendado para depilar as áreas mais sensíveis, como virilha e axilas. Acrescente a conta, ainda, que é arriscado se expor ao sol após a raspagem, pois a lâmina causa micro fissuras, deixando a pele sensível e favorecendo o aparecimento de manchas.

Filtro solar é indispensável, independente do método

Verdade. O uso do protetor solar é fundamental em qualquer dia do ano e, mesmo no inverno a incidência dos raios serem menores, a aplicação do produto é necessária. Logo após a depilação, por conta da sensibilidade momentânea da pele, a importância ganha ainda mais destaque. “O ideal é usar um protetor solar em todo o corpo com FPS igual ou superior a 30. Já para a pele do rosto, recomenda-se um produto específico para esta região com FPS igual ou superior a 50”, avalia a especialista.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024