Foto: Whagner Duarte
Do TikTok para o mundo, a estética soft girl tem ganhado milhares de adeptas após viralizar na internet. O estilo é bem girlie, com toques românticos e uma paleta de cores de tons pastel. As saias rodadas, cardigãs, tic-tacs no cabelo e vestidos floridos ajudam a compor o visual, mas o make é indispensável para dar o toque de menininha para o look.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Esse tipo de maquiagem tenta reproduzir a estética de uma boneca: pele iluminada, boca rosinha, tons de pêssego e olhos bem delineados. Quer saber como fazer? O maquiador das famosas Well Dias apresenta várias dicas para um make soft girl para você incluir essa tendência no seu dia a dia.
O segredo da pele é o brilho
Se fosse possível definir a make soft girl em uma palavra, essa palavra seria “brilho”. E tudo começa pela preparação da pele. Um iluminador pode ser colocado em pontos estratégicos do rosto, como a pontinha do nariz.
“Para deixar a pele radiante, com efeito molhadinho e sem aquele aspecto melado, eu indico o Oil Control da MAC, e na sequência o Strobe Cream da MAC, que é um hidratante iluminador. Depois, aplico a base Backstage da Dior misturando com o iluminador creme da NARS. Não selo a pele, pois a base é semi matte”, recomenda Well.
Foto: Whagner Duarte
A sobrancelha pede mais volume
Outra estética sempre presente no make soft girl é a sobrancelha bem cheia e volumosa. Vale a pena preencher as falhas e até mesmo pentear os pelos dessa área do rosto. O maquiador indica:
“Para dar mais volume às sobrancelhas, é possível usar o High Impact da Keune, um fixador de cabelo extra forte, porém maleável. Após isso, venho penteando com a escova de sobrancelhas e preencho as falhas com o Brows Styler, da MAC.”
Olhos, boca e blush: tudo na paleta rosinha e pêssego
Uma característica importante desse make é seu aspecto natural e suave. Portanto, os tons de rosa e pêssego são perfeitos para dar aquela corzinha saudável. “Para trazer vitalidade, gosto de utilizar o mesmo batom da boca para fazer blush e sombra: o Video Star, da Huda Beauty”, explica o profissional.
“Começo pelos lábios; sujo um pincel de esfumar sombra com o batom e começo esfumar do centro dos lábios para a borda. Fica bem suave mesmo! Em seguida, coloco um lip balm ou gloss, para a boca também ter um brilho acentuado.
A seguir, vem a parte do blush. Well usa o mesmo blender no qual aplicou a base, para misturar com o batom e gerar uma cor bem delicada para o blush. Assim, as maçãs do rosto ficam bem coradas. “Vou dando batidinhas na pele até uniformizar e ilumino com Sparkling Dust Face-Eyes Body da Inglot + Diamond Bomb, da Fenty Beauty”, acrescenta.
Nos olhos, o truque é aplicar o próprio blush para deixar o make leve. “Uso o pincel de esfumar que usei na boca e marco o côncavo, apenas com o resíduo que tiver no pincel. Depois, utilizo o mesmo iluminador da Inglot, pois o produto tem um fundo rosado e fica incrível para esse acabamento”, sugere o maquiador. Se a intenção é destacar o olhar, não tenha medo de apostar em um delineado bem definido.
Você pode personalizar a sua make soft girl
É verdade que o make soft girl é pensado para ser mais leve, mas dá para personalizar as técnicas e adaptar a maquiagem para a sua personalidade. Se você quer carregar ainda mais o olhar, dá para aplicar muita máscara de cílios ou até colar cílios postiços, para ficar bem bonequinha.
Há muitas blogueiras e tiktokers que ensinam a fazer sardas fake, garantindo um efeito ainda mais delicado ao visual. Outros detalhes podem ser aplicações de desenhos, como corações, nuvens e estrelas nas bochechas, e até mesmo as sombras coloridas, as queridinhas de 2020.