Beleza

Conheça o método Ballet Blend, de Anninha Martins

Share

Foto: Rafael Marques Fotografias

Praticar atividades físicas não se resume apenas à questão estética, mas também proporciona qualidade de vida, reduz o risco de doenças cardiovasculares, combate a ansiedade e a depressão, controla a pressão arterial, aumenta o metabolismo e, de quebra, melhora o humor.

A dança é um exemplo de atividade que também proporciona saúde física e mental. Uma aula diferente, que mistura a nomenclatura e os passos do balé clássico com os exercícios da ginástica localizada coreografada, essa é a proposta do método Ballet Blend, criado pela profissional de educação física e bailarina Anninha Martins.

Foto: Rafael Marques Fotografias

O Ballet Blend é uma aula que promove a perda de peso e o ganho de tônus muscular, sendo uma ótima opção para o público que não é adepto à musculação. Por se tratar de um método que utiliza o peso do próprio corpo e trabalha diferentes capacidades físicas – agilidade, flexibilidade, força, resistência, velocidade, equilíbrio e coordenação motora -, o Ballet Blend é um trabalho metabólico com a repetição de exercícios diversificados dentro da musicalidade de 8, 16, 32 e 64 tempos, possibilitando assim, que haja a troca de gordura no corpo do aluno por massa muscular.

O grande diferencial do método é o fato de ser uma aula estruturada e não circuitada. A didática de ensino está presente em todas as aulas e em seus diferentes níveis: básico, intermediário e avançado. Parecida com a estrutura de uma aula de balé clássico, os professores licenciados do método Ballet Blend pensam, antes de tudo, na progressão dos movimentos e das sequências que serão executadas pelos alunos.

Os exercícios são elaborados e, posteriormente, transmitidos dentro dos objetivos específicos para cada determinada turma de alunos, sempre seguindo a periodização do treinamento físico para criar novos estímulos e respostas.

“A aula é coreografada o tempo todo, seja para os membros inferiores, os primeiros a serem trabalhados, ou para os membros superiores, abdômen, glúteos e adutores. Um aluno pode queimar entre 300 e 500 calorias em até uma hora de aula, de acordo com as diferenças individuais biológicas. Porém, o Ballet Blend engloba o condicionamento físico como segundo plano, uma vez que trabalha outras perspectivas para que haja o equilíbrio entre a mente e o corpo, visando à qualidade de vida e o bem-estar”, explica Anninha.

Foto: Rafael Marques Fotografias

Além da perda de peso e do ganho de tônus muscular, o método Ballet Blend traz outros benefícios aos seus praticantes, como: desenvolve a memória cognitiva (alinhamento e postura corporal); melhora o alongamento, a flexibilidade, a coordenação motora e o equilíbrio; combate a ansiedade e a depressão; trabalha todo os grupos musculares sem sobrecarregar a coluna e os joelhos; fortalece o core (cadeira anterior e posterior) e desenvolve a sociabilidade entre os alunos.

As aulas são dinâmicas e intensas. Começam com um aquecimento, seguido de sequências na barra – ou apoio de uma cadeira (plano alto e médio) – para os membros inferiores. Logo depois, no centro, são trabalhados os membros superiores (plano alto e médio) e, para finalizar, os exercícios específicos para glúteos, adutores e abdômen em plano baixo. Não há necessidade de formação prévia em balé clássico, mas é recomendado a vivência de aproximadamente dois anos em alguma modalidade de dança e/ou outras atividades físicas. Desta forma, é um método que pode ser praticado por indivíduos de diferentes faixas etárias e gêneros.

A criadora do método aconselha que o aluno faça as aulas de Ballet Blend pelo menos, três vezes por semana. “No entanto, para que tenhamos qualidade de vida, é fundamental encontrar um equilíbrio entre atividades físicas e alimentação saudável, uma vez que um depende do outro. É uma mudança no estilo de vida da pessoa”, comenta Anninha.

Durante a pandemia do Covid-19 as aulas estão sendo ministradas pela própria criadora do método em um Estúdio Online.

Para saber mais: balletblend.com.br.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024