Beleza

Faz sentido falar em imunidade da pele? E como estimular essa proteção?

Share

Foto: Pixabay

Ultimamente, por conta das recentes notícias, a imunidade virou um assunto de ordem dentro de várias casas. Queremos estimular nosso sistema imune por meio da alimentação e de bons hábitos de vida, com o objetivo de prevenir doenças e ter uma melhor qualidade de vida. Mas você sabia que o maior órgão do nosso corpo, a pele, também conta com células imunes?

“O tecido cutâneo também vai perdendo gradativamente, o que prejudica as suas funções como proteger contra malefícios do sol, vento e frio ou até mesmo de bactérias e infecções. A pele tende a ficar também sem brilho, mais desidratada e suscetível a irritações”, afirma o Dr. Abdo Salomão, dermatologista membrbons o da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Por isso, é fundamental estimular o equilíbrio da imunidade da pele por meio de algumas substâncias. Ultimamente falamos muito do poder dos skinbióticos (ou probióticos tópicos), mas existem também outras substâncias, antioxidantes, reparadoras e estimulantes de células de defesa, que fazem um trabalho importante”, completa a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A epiderme é essencialmente constituída por uma célula principal, o queratinócito, responsável pela produção de queratina. “A queratina devido à resistência e impermeabilidade é a responsável pela proteção da pele. Existem também na pele outras células, os melanócitos, que são responsáveis pela produção de melanina, que têm como principal função a proteção da pele, por meio de produção de pigmento. A epiderme possui ainda células responsáveis pela imunidade: as células de Langerhans”, explica Salomão. “Mas com o afinamento da pele, a diminuição das células de defesa e da vascularização, decorrentes das constantes agressões, principalmente dos marcadores do envelhecimento, há um enfraquecimento dessa capacidade de proteção e um risco maior de aumento de infecções”, comenta o médico.

A pele também é formada por proteínas e peptídeos, estruturas cuja função é manter a barreira cutânea autorrenovável. “Baixos níveis de proteínas significa que há um controle do crescimento bacteriano na superfície da pele, enquanto uma alta produção de proteínas – causada por agentes externos e modo de vida de cada pessoa – indica que pode haver o rompimento da barreira, deixando a pele vulnerável e com baixa imunidade”, afirma Mika.

A alta tecnologia dos dermocosméticos manipulados, entretanto, pode auxiliar a preservar por mais tempo o equilíbrio da imunidade da pele e até mesmo recuperá-la, desde que haja matérias-primas específicas, como a exclusiva tecnologia do PGT1, por exemplo, ativo desenvolvido na França. “O PGT1 consegue manter esse sistema equilibrado. Ele fortalece e estimula a produção de novos peptídeos e de neurônios responsáveis pela imunidade da pele. Quando isso acontece, as defesas naturais são restabelecidas, proporcionado beleza e saúde à pele”, explica Mika. A farmacêutica ainda reforça que PGT1 auxilia na produção de colágeno e na renovação celular e não há contraindicação para utilizá-lo. Ele pode ser inserido em sabonetes, cremes, loções e géis.

De acordo com o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy, a imunidade da pele precisa estar em equilíbrio para, em uma eventual inflamação, manter esse processo sob controle. “Quando a imunidade está alta demais, nós podemos ter vários problemas em virtude desse sistema imune hiperativado, como acne, psoríase, alergias e outras doenças de pele. O mais importante é manter a imunidade da pele e do corpo saudável”, afirma. E como podemos fazer isso? Existem substâncias presentes em cremes que ajudam nessa tarefa, como os polifenóis, os peptídeos bioidênticos da carnosina e a niacinamida.

No caso dos polifenóis, uma das principais novidades é o Difendiox, matéria-prima exclusiva da Ada Tina Italy e estudada na Universidade de Pisa. Presente em maior concentração no protetor solar anti-idade Biosole AV, Difendiox é um blend concentrado de polifenóis da Oliva. “São 14 polifenóis no total, mas os mais abundantes são: hidroxitirosol e a oleuropeína. Esses polifenóis presentes na matéria-prima exclusiva Difendiox (defesa antioxidante) modulam a imunidade, oferecendo uma proteção biológica para a pele contra o sol. Se a imunidade da pele estiver reduzida, porque o sol é capaz de atacá-la fortemente, a homeostasia (equilíbrio) será mantida. Por mais que você tome sol, esteja estressado emocionalmente, ou tenha alguma doença, os polifenóis manterão em equilíbrio a imunidade da sua pele, evitando também que ela suba exageradamente”, diz Pupo.

Outros dois imunomoduladores com a mesma ação são encontrados nos produtos Collagen Peptide, que conta com peptídeos bioidênticos da carnosina, e no Pure C FPS 50, que traz a niacinamida. “O primeiro é um sérum anti-idade extremamente poderoso que atua para manter a imunidade da pele sempre saudável. E o segundo, além da Vitamina C, tem a niacinamida como uma proteção biológica para imunomodulação”, diz o farmacêutico.

Outra estratégia para melhorar a imunidade da pele é por meio do uso de probióticos. Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD, a nossa pele é habitada por milhares de bactérias, fungos e vírus. Eles formam o microbioma, cuja função é proteger o nosso corpo de doenças e outros problemas, como o ressecamento e a sensibilidade da pele. “Esses microrganismos ‘bonzinhos’ são os chamados comensais. A presença deles na pele previne o surgimento de germes causadores de doenças e mantém o pH da pele em equilíbrio”, explica a médica. Dentre os fatores que afetam o microbioma, estão: má alimentação, hábitos de higiene, uso de cosméticos muito abrasivos (sabonetes e produtos que removem essas bactérias ou causam algum tipo de reação à pele), além do estresse emocional. “Quando a população do microbioma se reduz, as bactérias, vírus e fungos podem se instalar, causando infecções e doenças. Uma vez que ocorrem alterações, a pele tende a ficar desprotegida, ficando suscetível a doenças como psoríase, dermatite atópica e acne”, afirma. Para cuidar do microbioma da pele, Paola sugere algumas dicas, como tomar banho morno, rápido e com sabonetes que consigam manter o pH da pele. Outra dica, segundo ela, é manter a pele sempre hidratada, pois, dessa forma, mantemos um ambiente favorável para os microrganismos bons. “Aposte em hidratantes probióticos que favorecem as bactérias boas do microbioma, protegendo a região das doenças de pele. Conter o estresse é muito importante também; procure incluir atividades físicas na programação, além de procurar profissionais que auxiliem no controle da ansiedade”, completa a dermatologista.

Mais um ponto importante é melhorar a energia celular, com ativos tópicos como Arct-Alg ou orais como Bio-Arct. Ambos conseguem triplicar a energia celular e melhorar o funcionamento de proteção da pele. “Quando eu melhoro a energia celular, me preocupo com a integridade de barreira de formação de lipídios, e dou à pele elementos que ajudam no processo preservação, também estou favorecendo elasticidade, firmeza, melhora na qualidade externa e da hidratação, lubrificação e preservação da pele, por muito mais tempo”, explica Salomão.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024