Beleza

Veja como escolher seu hidratante de verão

Share

Foto: Pixabay

 

A pele sofre várias interferências com o clima. No verão, por exemplo, há um estímulo natural para a produção de oleosidade na pele e, dependendo do cosmético que você usar, pode ocorrer um desequilíbrio do manto hidrolipídico (formado por água e óleo) da pele. Mas, ao mesmo tempo, deixar de hidratar a pele não é recomendável: a radiação pode levar à inflamação, ou queimadura solar que vai danificar a barreira cutânea e permitir uma maior perda de água.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Quanto maior a quantidade de óleos o produto contiver, mais pegajosa vai ficar a pele. Se você pegar um produto que contém uma grande quantidade de óleo e aplicar sobre uma pele que já é oleosa, o resultado vai ser uma pele com mais brilho, com aparência de que está faltando limpeza, além de poder ter complicações como acne e os poros se dilatarem ainda mais”, afirma o pesquisador e farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. A solução? “Usar produtos com toque mais seco. Existem algumas bases, principalmente aquelas bases com óleo de silicone, ou com Fosfolipídeos como Lecigel — que, ao serem passadas na pele, desaparecem e não ficam grudentas e hidratam da mesma maneira”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Comumente encontrado nas formulações hidratantes, o petrolato, um dos derivados do petróleo, é com certeza um dos componentes mais polêmicos do mercado cosmético, mas todo creme com óleo mineral, vaselina líquida, parafina e alguns outros derivados do petróleo não deve ser usado.

“Essas substâncias vêm do petróleo, de onde se tira gasolina e óleo diesel. Então quando as pessoas aplicam na pele esses produtos feitos com óleo mineral, você tem um aumento da oleosidade, porque o óleo mineral não penetra na pele: ele fica só na superfície, deixando o aspecto pegajoso, oleoso e mais brilhante”, afirma Pupo.

“O óleo mineral traz inúmeros malefícios para o corpo e principalmente para a pele. Ele não possui qualquer valor nutritivo, não é absorvido pela pele e também não promove hidratação de fato. Apenas lubrifica superficialmente o estrato córneo conferindo uma falsa sensação de hidratação. Além disso, o óleo mineral tem ação comedogênica (obstrui os poros), e por isso, pode favorecer o aparecimento de comedões e até mesmo pústulas, além de interferir nos mecanismos de hidratação natural da pele, podendo colaborar para o envelhecimento precoce. O óleo mineral pode ainda, causar alergias em algumas pessoas”, afirma Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Para identificar a presença desses componentes em seu cosmético, basta procurar no rótulo traseiro as palavras Paraffinum liquidum, Paraffin, Mineral Oil e Petrolatum. Segundo Isabel Piatti, os óleos vegetais são usados em bases biocompatíveis e trazem alguns benefícios: permitem a respiração cutânea; assimilam a luz solar; ricos em ácidos graxos; têm fácil deslizamento; e hidratam.

Para manter a pele hidratada no verão, o farmacêutico Pupo sugere o uso de tecnologias como as microsílicas. “Elas são microcristais que têm a propriedade de absorver a oleosidade que a pele produz, sem ressecar o tecido cutâneo.” “Depois ainda dentro desse conceito das sílicas, foram criadas as sílicas globulares, que são como se fossem microscópicas bolinhas de sílica que, além de absorver a oleosidade, ainda conseguem penetrar dentro dos poros abertos e tirar o óleo que está dentro do poro. Quando você diminui a oleosidade que está dentro do poro, o poro se retrai e diminui de tamanho”, finaliza o farmacêutico.

Outra tecnologia interessante para esse tipo de pele é a que confere efeito mate, como Matipure. “O ingrediente é um complexo patenteado de micropartículas fosfolipídicas biocompativeis com a pele, que promove alta adsorção de sebo, sem deixar a pele ressecada, promovendo instantaneamente o efeito ‘mate’”, Mika. No mercado, as marcas investem cada vez mais em produtos que não deixem a pele pegajosa e contam com ação antioleosidade.

Com relação às substâncias hidratantes, Isabel destaca ativos cosméticos como: ácido hialurônico, aquassence, aloe vera, algas, água de coco verde integral, entre outros ativos, sempre na base ideal para o tipo de pele avaliado. “Mas não esqueça também de investir em um bom filtro solar, adequado ao seu tipo de pele e com FPS de no mínimo 30.”

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024