Top

10 maneiras de fortalecer a barreira de proteção da pele

Foto: Divulgação

Além de ajudar a conferir beleza estética, o tecido cutâneo tem diversas funções, como amortecimento, termorregulação, lubrificação e elasticidade, mas o seu principal papel é de barreira de proteção. “Pode não parecer, mas nesse momento sua pele está trabalhando duro; o trabalho mais difícil é a camada superior, a barreira da pele. A epiderme é essencialmente constituída por uma célula principal, o queratinócito, responsável pela produção de queratina. A queratina devido à resistência e impermeabilidade é a responsável pela proteção da pele. Existem também outras células, os melanócitos, que são responsáveis pela produção de melanina, que tem como principal função a proteção da pele, por meio da produção de pigmento. A epiderme possui ainda células responsáveis pela imunidade: as células de Langerhans”, explica o Dr. Lucas Fustinoni, médico divulgador científico nas áreas de tricologia e estética e membro da World Trichology Society.

“Mas com constantes agressões e o processo natural de envelhecimento, pode ocorrer o afinamento da pele, a diminuição das células de defesa e da vascularização e, com isso, há um enfraquecimento dessa capacidade de proteção e um risco maior de aumento de infecções.”

De acordo com o médico, a barreira da pele é muito parecida com um guarda de segurança, que existe para impedir que problemas potenciais passem e para proteger o que está dentro. “É a fraqueza deste escudo que é a causa subjacente da pele sensível. Uma barreira cutânea fina, fraca ou danificada permite a entrada de agentes irritantes ou irrita mais facilmente e, portanto, construir essa camada superficial pode ser a chave para reduzir a sensibilidade da pele a longo prazo”, diz. “O estrato córneo é uma camada especializada que forma a parte mais externa da nossa epiderme. É uma linha de frente vital, protegendo-nos contra os perigos do meio ambiente; UV, poluição, infecção, produtos químicos tóxicos e assim por diante. Em uma nota mais superficial, é a parte que vemos, então é muito importante do ponto de vista cosmético”, explica o médico. Abaixo, o especialista destaca os 10 principais pontos para fortalecer a barreira da pele:

Volte ao básico

Rotinas de skincare excessivamente complicadas (double-cleasing, por exemplo) são apenas para procurar problemas. “Mantenha a simplicidade: limpe, tonifique, hidrate e proteja. Livre-se de produtos com adstringentes com álcool em alta concentração. E evite produtos de limpeza abrasivos, que retiram o manto de gordura e água que formam nosso fator hidratante natural.”

Sem esfrega-esfrega

Esfoliação física pode ser feita, mas use esfoliantes com grânulos finos e ingredientes naturais, como a semente de apricot ou a seda de arroz. “As pessoas estão usando escovas de limpeza muito duras para seu tipo de pele e desenvolvendo problemas como consequência”, aconselha. Lembre-se de fazer movimentos circulares suaves quando aplicar o esfoliante, para não irritar a pele.

Aposte nos ingredientes certos

Como sempre acontece com problemas de pele sensíveis, ler os rótulos de seus produtos é fundamental para ter certeza de que está obtendo tudo que precisa. “A niacinamida é um ótimo ingrediente para experimentar. Ela aumenta a produção de ceramida, melhorando assim a função de barreira lipídica. Também recomendo o uso de um hidratante com óleos vegetais que ajudam a acalmar e reparar a função de barreira”, diz o médico.

Cuidado com o seu pH

Detergentes (por exemplo, Lauril Sulfato de Sódio) são os maiores inconvenientes para uma barreira de proteção eficiente. “Eles retiram da pele seus óleos naturais, deixando a barreira seca, exposta e suscetível a irritações. Eles também têm um efeito alcalinizante na pele, desequilibrando o pH e interrompendo os processos naturais da pele. Ácidos como o salicílico, por exemplo, também só devem ser usados com recomendação médica, pois removem as camadas superiores da pele.”

Cuidado no banho

Limpe o rosto com água morna. Os chuveiros e banheiras não devem ser excessivamente quentes, pois a alta temperatura prejudica a hidratação da pele.

Faça alguma limitação de danos

Não se trata apenas de construir a barreira – você também precisa dos ingredientes que irão minimizar quaisquer agressores da sua pele. “A proteção contra os danos dos radicais livres pode ajudar a manter uma barreira forte para a pele, então procure antioxidantes em seus produtos. Se você tem pele sensível, extratos naturais com poderosas propriedades antioxidantes são uma boa opção (por exemplo, vitamina E natural)”, explica o médico. “Assim como os lipídios, você precisa de bons antioxidantes e anti-inflamatórios – vitaminas A, C e E, extrato de chá verde ou mesmo alimentos como gengibre, romã e frutas e vegetais coloridos ajudarão.”

Não se estresse

Sua pele é seu maior órgão e precisa ser cuidada de dentro e de fora. “Certifique-se de usar os produtos certos que protegem e reparam a barreira da pele, mas também observe a dieta e os níveis de estresse. Está comprovado que o estresse retarda o processo de cicatrização da pele, incluindo a recuperação da barreira da pele. Portanto, estresse diário ou deficiência no gerenciamento do estresse pode deixar a barreira da pele em um estado permanentemente enfraquecido.”

Complemente sua dieta

Graças aos nutracêuticos inovadores, você não precisa depender de aplicações tópicas para estimular a pele. Os ácidos graxos essenciais ou ômegas podem ser tomados como suplemento, por exemplo. “Eles são anti-inflamatórios, então ajudam a acalmar a pele ou aliviar as condições agravantes de dentro para fora”, explica. “Eles também ajudam a prevenir a perda de água que pode causar irritação e desconforto.”

Você é o que você come

“Quanto mais saudável você for, melhor será sua pele”, diz Fustinoni. “Coma alimentos ricos em ômega, como peixes de água fria, sementes de linho e nozes; quando você come bem, esses ômegas eventualmente vão para a superfície da pele. Trata-se de tornar cada célula do corpo o mais saudável possível”, recomenda.

Use protetor solar

Uma das maneiras mais fáceis de proteger a barreira da sua pele é usar um FPS diário. “Ele também pode estar cheio desses antioxidantes para proteger sua pele contra os raios nocivos do sol e, também, adicionar proteção contra outros estressores ambientais”, finaliza.

Mais de Beleza