Top

Guia do xampu a seco: saiba como e quando usar

Foto: Unsplash

Nunca foi tão fácil renovar a aparência dos fios em poucos minutos antes daquele compromisso de última hora. Isso porque com a ajuda dos xampus a seco, o cabelo pode ganhar um novo visual em instantes. O hairstylist parceiro Ricca, Gil Britto, preparou um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre o queridinho do bad hair day.

1 – O que é e para o que serve?

“Xampu a seco é um tipo de xampu em spray que não molha os fios e é aplicado por meio de jatos em pó”, esclarece Britto. De acordo com o expert, “a principal função do produto é absorver a oleosidade das mechas, deixando o cabelo com aspecto opaco e cheiroso, como se estivesse recém-lavado”.

2 – Como usar?

“Basta virar os fios para baixo, aplicar o produto na raiz e balançar com os dedos até que os fios estejam soltos”, explica o profissional. Para não restar dúvidas, Britto preparou um passo a passo:

– Agite a embalagem do xampu a seco por alguns segundos;

– Divida o cabelo em mechas;

– Aplique o produto na raiz com uma distância de 20 cm;

– Massageie a raiz para que o produto se espalhe;

– Escove o cabelo para remover o excesso de pó dos fios.

O especialista aconselha caprichar na aplicação onde a oleosidade é mais intensa, como nas laterais da raiz do cabelo, por exemplo.

3 – Com que frequência usar?

“Por mais que o produto atue de maneira superficial e não penetre no fio, o ideal é que seja usado no máximo de 2 a 3 vezes por semana, já que é indicado para os dias mais corridos ou quando o cabelo ganha aspecto oleoso antes da próxima lavada”, recomenda. Britto lembra também que o produto não substitui a limpeza tradicional das mechas, devendo ser lavadas com água, xampu e condicionador em dias alternados.

4 – Pode ser usado em fios com química?

“Não há nenhum problema em usar xampu a seco em fios quimicamente tratados”, afirma o parceiro Ricca. “No caso de cabelo tingido, o uso do produto pode prolongar a cor, já que o número de lavagens tende a diminuir com a aplicação do spray. O mesmo acontece com mechas que receberam progressiva ou outros métodos de alisamento.”

5 – Pode ser usado em fios secos?

De acordo com o profissional, “o xampu a seco pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Isso porque o spray ajuda a reduzir a oleosidade sem ressecar os fios, sendo assim, não impede que ele seja usado em cabelo seco”, finaliza.

Mais de Beleza