Muitas pessoas se aventuraram em pintar e cortar os cabelos no famoso estilo “faça você mesmo” e se divertiram com as mudanças – tendo ou não resultados positivos – na quarentena. Mas, quanto aos cuidados como hidratação e nutrição, apesar de produtos e receitas caseiras, nem sempre o resultado esperado era alcançado, e os fios danificados pelos processos químicos e ação do tempo deixaram de receber os cuidados necessários, entre eles a nutrição.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Marina Marques, terapeuta do Fil Hair & Experience, explica que a nutrição capilar é um procedimento para todo tipo de cabelo, indicado principalmente para quem tem química nos fios, podendo ser tintura, descoloração e alisamento.
“Particularmente, prefiro não fazer tratamento aplicando óleos diretamente nos fios. Costumo fazer um combinado dos nutrientes e demais substâncias necessárias, de acordo com o que o cabelo de cada cliente demanda”, revela.
Além de combater o ressecamento dos fios, o tratamento reduz o frizz, dá brilho ao cabelo, previne as terríveis pontas duplas, e sela os fios prolongando os efeitos da hidratação feita. Para quem quiser experimentar em casa, Marina diz que as melhores máscaras são das linhas L’Oréal, Wella e Schwarzkopf. Para cabelos ressecados, ela indica o óleo da Phyto, que é um elixir botânico do couro cabeludo.
Por fim, a especialista alerta para receitas caseiras: “Não acredito que a gema do ovo faça realmente efeito, por exemplo”. Se for o caso de nutrir em casa, procure pelas máscaras de marcas conhecidas no mercado ou converse com um especialista de confiança para saber o que funcionaria melhor para o seu cabelo. É fundamental conhecer os fios para saber do que o cabelo precisa, considerando o histórico capilar e as próximas aventuras para cuidar e preparar os fios.