Top

Especializada em escovas dá 6 dicas para alinhar a escovação caseira

Foto: Unspalsh

Escovar o cabelo em casa não é tão simples quanto parece. Às vezes, pode até parecer que você deu um “jeitinho”, mas a longo prazo, percebe os fios ressecados e quebradiços. Para evitar esses problemas, Liliane Lopes, consultora técnica sênior na rede Fast Escova Vila Madalena, dá 6 dicas para que a escovação caseira seja mais saudável e devolva a vida aos seus cabelos. 

Prefira secadores de menor potência  

O nome já diz “secadores profissionais” são para profissionais. Se você não domina a técnica e a prática, o ideal para o uso caseiro são os secadores de menor potência. Outra dica muito importante é manter a distância adequada entre o bico do secador e os fios, nunca encostando o bico no couro cabeludo. 

Use protetores térmicos

A alta temperatura do secador é um risco para quem não tem domínio do aparelho. Algo muito comum é notar os fios mais ressecados e exalarem um certo cheiro de queimado. Para evitar esses problemas, Liliane sugere o uso de um bom protetor, como o Sérum Térmico que, além de blindar os fios contra a temperatura, também ajuda no deslizar e no desembaraçar dos cabelos, como um leave in. 

Escolha a escova ideal para o seu tipo de cabelo 

Em vez de desembaraçar, alguns tipos de escova podem arrebentar os fios. Uma dica é optar pelas escovas vazadas revestidas por cerâmica, que vem o deslizar mais suave e diminuem a estática. Já o tamanho da escova varia proporcionalmente de acordo com o comprimento do cabelo.  

Após a escova, o Baby Liss 

Depois da escova, para quem quiser aplicar o baby liss, o sérum térmico  também é um excelente aliado para evitar queimar os fios com o aparelho.

Não deixe de hidratar e nutrir os cabelos 

Não é só a técnica correta da escova que vai garantir a força do cabelo, na verdade, a saúde dos fios vem antes, com uma rotina de hidratação e nutrição. Uma dica para dar vida aos cabelos “mortos”, são os cronogramas capilares que sugerem uma revitalização capilar em 3 ou 4 semanas seguindo algumas etapas. Recuperando a saúde dos cabelos, o cronograma busca identificar se a estrutura do fio necessita de reposição de água, lipídeos ou proteínas, agindo com etapas semanais para cada fase da recuperação. 

Para quem quiser fazer o cronograma em casa, Liliane reforça que é necessário ter disciplina e seguir o passo a passo. Nesse processo, o óleo nutritivo. Aplique o óleo à noite e lave o cabelo no dia seguinte pelo menos 1 vez por semana, o processo garante a cicatrização dos fios e sua renovação completa.

Atente-se para a raiz do problema 

Nem sempre o seu cabelo está danificado por conta da escovação. Existem diversos fatores que podem causar queda de cabelo, ressecamento e quebra, alguns deles já são famosos, como a água quente. “Lavar o cabelo em água com altas temperaturas aumenta a oleosidade e pode sufocar a raiz dos fios, deixando-os opacos e aumentando a queda”, conta Liliane. 

Porém, outras causas são mais desconhecidas, como o excesso de lavagem. De acordo com a Liliane, se o cabelo é lavado todos os dias, é recomendável deixá-lo respirar ao menos 1 vez por semana sem o uso do secador. O cabelo tingido ou com qualquer tipo de química fica ressecado com mais facilidade, por isso, o protetor térmico é indispensável. 

Fatores relacionados à saúde também interferem diretamente na saúde capilar. Falta de proteínas de vitaminas, estresse e oscilação hormonal podem causar queda ou ressecamento. Por isso, o ideal é fazer um acompanhamento com bons profissionais para ver qual é a verdadeira raiz do problema e tratar as causas de forma mais completa.  

Mais de Beleza