No dia a dia, às vezes por falta de informação ou mesmo pela rotina corrida, acabamos cometendo alguns erros que comprometem a saúde capilar. A tricologista Viviane Coutinho elencou 6 deslizes bem comuns:
Não higienizar o couro cabeludo
Quem nunca deu só aquela lavadinha rápida nos fios no banho que atire a primeira pedra. É a coisa mais comum do mundo! Muitas vezes a gente se preocupa em lavar os fios, mas esquecemos de lavar a pele – sim, isso mesmo, o nosso couro cabeludo é pele! Portanto, devemos tomar um cuidado maior com ele porque deixar ele limpinho diminui a chance de inflamações e excesso de oleosidade.
Temperatura da água na lavagem
Óbvio que os dias frios pedem por um banho bem quentinho, mas é importante lembrar que a água muito quente pode ressecar nossos fios e até mesmo prejudicar nosso couro cabeludo, podendo causar oleosidade, fungos e até mesmo futuras quedas.
Não usar os cosméticos ideais para você
Realmente deve ser muito divertido passar horas vendo reviews de produtos em redes sociais e imagino que a vontade de comprar seja enorme. Experimentar as coisas é muito legal, né? Mas antes de qualquer coisa, se pergunte: eu preciso disso? Ou melhor, o meu cabelo precisa disso? Usar produtos que não sejam necessários pode machucar os seus fios e danificar o seu couro cabeludo. Procure um profissional para saber exatamente do que precisa.
Frequência de higienização
Durante o frio sempre vem aquela falta de vontade de lavar o cabelo, né? A gente vai deixando para o dia seguinte até não dar mais, mas sabia que isso pode fazer muito mal para o seu cabelo? Um dia ou outro pode te dar dias de trabalho para recuperar os fios e o couro cabeludo. Por essa razão, é preciso saber a sua rotina capilar e adequar a lavagem de acordo com o nosso tipo de cabelo, ambiente, atividades e qualquer outro produto que tenha sido colocado nele previamente.
Dormir com cabelo molhado
É super normal tomar aquele banho de noite ou de madrugada e bater aquela preguiça de secar. Todos nós já cometemos o erro de dormir com cabelo molhado e no dia seguinte acordar com ele todo embaraçado, mas quem dera o único problema fossem os nós. Sabia que dormir com o cabelo molhado pode ocasionar a proliferação de fungos, que causam muita coceira e até queda de cabelo? É bom pensar duas vezes antes de dormir com ele molhado.
Erros na hora de prender o cabelo
Esqueceu de prender o cabelo na academia e achou aquele elastiquinho de borracha? Não use! Alguns elásticos podem “puxar” o couro cabeludo e amarrotar o cabelo, causando nós e quebras do fio. Além disso, prender o cabelo quando estiver molhado, principalmente antes de dormir, pode ajudar na proliferação de fungos. Em caso de atividades físicas que nos façam suar, sempre lave para retirar o suor e seque antes de prender.
Viviane Coutinho – Foto: Divulgação