Beleza

Entenda como combater o efeito “bochecha de buldogue”

Share

Foto; Arquivo Harper’s Bazaar

Fatores como a radiação ultravioleta, poluição e tabagismo já são conhecidos vilões quando se trata do surgimento de sinais de envelhecimento na pele. Mas o que poucos sabem é que a força gravitacional também faz parte desta lista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O tecido cutâneo possui estruturas, como as fibras de colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele firme e elástica, evitando que a pele fique com aspecto flácido devido à gravidade. Porém, com o passar do tempo, as células que produzem estas fibras diminuem, assim como o ácido hialurônico em que elas estão mergulhadas, e a radiação solar estimula a produção de enzimas que degradam o colágeno e elastina. Dessa forma, as fibras de sustentação passam a não ter mais força contra a gravidade, que acaba deixando a pele flácida”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e chefe do setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O resultado, segundo o médico, é o indesejado efeito “bochecha de buldogue”, onde o formato de triângulo invertido que o rosto tem quando somos jovens torna-se um triângulo comum.

Anular esta ação da gravidade é impossível, mas é possível retardá-la através da realização de uma rotina diária de cuidados com a pele.

“Cuidados diários como a higienização correta da pele, a hidratação e o uso de protetor solar são capazes de prevenir o envelhecimento precoce da pele, incluindo o surgimento de flacidez causado pela ação da gravidade”, aconselha o especialista. “É importante também afastar-se de hábitos maléficos que aceleram o processo de envelhecimento, como o tabagismo, alimentação inadequada e ingestão de bebidas alcóolicas. Além disso, introduza uma rotina de exercícios físicos para uma vida mais saudável.”

Porém, para aqueles que já sofrem com o problema, é possível combatê-lo por meio de tratamentos como os bioestimuladores de colágeno e os preenchedores injetáveis.

“Os bioestimuladores promovem uma hidratação profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e, assim, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, além de diminuir a aparência das rugas. Já os preenchimentos com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio devolvem volume aos compartimentos de gordura e, consequentemente, sustentação à pele”, ressalta o médico.

De acordo com ele, outra opção é a lipoenxertia facial, que repõe volume e sustenta a pele por meio da aplicação de gordura retirada do próprio paciente. “A vantagem desse procedimento é que, além de não possuir risco de rejeição, confere resultados mais naturais e quase permanentes, já que, ao contrário do ácido hialurônico que é completamente absorvido após certo tempo, apenas 40% da gordura tende a ser reabsorvida pelo organismo devido ao processo de envelhecimento”, destaca.

No entanto, em casos mais graves, em que o grau de flacidez é alto, pode ser necessário intervenção cirúrgica. Uma opção, por exemplo, é a realização de um lifting facial, também conhecido como ritidoplastia. “O lifting facial consiste no reposicionamento de tecidos como musculatura, gordura e pele para amenizar rugas e flacidez e recuperar os contornos faciais. Podendo ser direcionado a diversas partes do rosto, como o terço superior, inferior, médio ou toda a face, o procedimento tem como objetivo deixar o rosto com aspecto mais descansado, saudável e o mais natural possível, sem parecer que foi operado”, explica o cirurgião. “A partir das incisões, que são feitas seguindo a linha do couro cabeludo, é realizado o descolamento da pele da face, o reposicionamento da musculatura e retirada do excesso de pele. Toda a tensão da tração do músculo é feita com pontos internos e não há qualquer tensão na pele. E como os pacientes não querem que ninguém note que eles foram submetidos a um lifting facial, as cicatrizes são posicionadas de forma que não fiquem perceptíveis. Dessa forma, após o procedimento, as cicatrizes ficam bem escondidas e os resultados são naturais”, completa o médico.

Mas Farinazzo ressalta que, ao notar o surgimento de flacidez na face que cause incômodo, o mais importante é consultar o cirurgião plástico. “Apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso dependendo do grau da flacidez”, finaliza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024