Beleza

Conheça as técnicas para cuidar melhor do cabelo grisalho

Share

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Os cabelos grisalhos têm ganhado destaque e novos adeptos, seja por uma questão de estilo ou pelo cansaço de pintar os fios regularmente. “Um dos principais motivos para assumir o visual grisalho é libertar-se do retoque mensal da cor e recuperar o cabelo quimicamente danificado”, diz Samuel Verazani, hair stylist do Shades Studio do Shopping Morumbi. O profissional explica que, ao aderir ao cabelo natural, os cuidados devem ser mantidos e até reforçados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Conforme explica Verazani, o cabelo fica branco pela falta de melanina, pigmento que dá cor aos fios e à pele. Isso ocorre pela morte dos melanócitos, que são as células que produzem a melanina, um processo natural do envelhecimento.

A partir dos 35 anos, aproximadamente, é comum o surgimento dos primeiros fios brancos, mas algumas pessoas apresentam pré-disposição genética e ficam grisalhas antes, até mesmo na faixa dos 20 anos de idade.

“A ausência do pigmento protetor, aliada à poluição diária, ao vento e ao sol fazem com que os fios grisalhos fiquem sem vida, ásperos, quebradiços e sem brilho”, exemplifica.

A melanina tem como função proteger os fios das agressões do dia a dia. Ou seja, quanto menos desse pigmento estiver presente no organismo, mais fragilizado o cabelo grisalho fica e mais precisa de atenção para não ter um aspecto de descuidado.

“A melanina também influencia na hidratação e no aspecto sedoso do cabelo, por isso os fios brancos tendem a ser mais ressecados, com textura irregular e quebradiços”, comenta. Nesse caso, os produtos indicados para os fios grisalhos são os xampus com fórmulas mais naturais – sem sal, veganos, livres da parabenos e cristalizados (incolor).

“Para ter efeito prateado, o ideal é utilizar um xampu neutralizador ou matizador, por conter uma coloração cinza ou violeta na composição. Ele consegue neutralizar o amarelado dos fios que são é causado pela exposição solar”, explica o hair stylist. Contudo, esse xampu em específico deve ser usado somente uma vez por semana, porque o uso em excesso pode deixar os fios roxos.

Verazani também recomenda que se use protetor solar próprio para cabelo, que ajuda a retardar o envelhecimento e evita que os fios fiquem amarelados por conta da luz solar. “Na praia ou na piscina, o ideal é repassar o protetor a cada 2 horas”, recomenda.

As máscaras à base de carité, pantenol e aloe vera, entre outros ativos, ajudam a hidratar as madeixas grisalhas, além do uso de óleo ou manteiga, próprios para cabelos, como um pré-xampu para evitar a perda de umidade e potencializar a hidratação.

“O leave-in [SH – RD] pode ser passado na noite anterior ou algumas horas antes de fazer a assepsia do fio (antes de lavar o cabelo), ele vai dar essa nutrição e fazer com que o cabelo continue a reter umidade, sem perda de líquido. Ele também pode ser usado depois da lavagem e do condicionamento: a cliente pode passar no cabelo úmido e deixar secar ao natural, ou também pode ser usado depois de seco, como se fosse um óleo para dar brilho”, esclarece. J

Já o óleo, na versão light, pode ser adicionado à máscara para potencializar o tratamento depois da lavagem, tanto nos fios úmidos ou secos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024