O conceito waterless products, que se refere aos produtos sem água em sua composição, vem conquistando força no mercado de beleza e promete ganhar as prateleiras nos próximos anos.
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São muitas as possibilidades de cosméticos produzidos de forma anidra, como: xampu, condicionador, hidratante, antienvelhecimento, tratamento para o melasma, desodorante, protetor solar, entre outros. Mas por que optar pelos produtos waterless?
As razões são inúmeras, desde conservação do meio ambiente com um sistema de produção que agride menos os nossos recursos naturais, até os benefícios para uma pele mais saudável.
Segundo a mestre em ciências farmacêuticas pela USP e cosmetóloga Karina Soeiro, os cosméticos waterless contribuem com ecossistema por utilizar menos água em sua formulação, poupando esse recurso natural que está cada vez mais escasso. “As formulações sem água permitem economias de armazenagem e a redução da quantidade de material utilizado na produção de embalagem. Um xampu em barra, por exemplo, contribui com meio ambiente não só pelo fato de não ter água em sua composição, mas também porque usa uma embalagem menor do que a versão líquida, que geralmente utiliza vidro ou plástico. O produto em barra pode utilizar um papel biodegradável, gerando menos lixo”, explica a especialista.
A pele também se beneficia com a diminuição de composição de água nos cosméticos, uma vez que sem a água não é necessário a utilização de alguns conservantes na formulação do produto.
“Além de usar menos compostos químicos, o que também é importante para o ecossistema, o cosmético waterless é mais eudermico, ou seja, mais suave para pele, porque não tem a necessidade de conservantes que muitas vezes podem ser alergênicos, causando irritação na derme”, explica Karina. Além disso, o cosmético sem água é muito prático para transportar pois não quebra e não vaza, o que é ideal para a mala de academia e viagem.
De acordo estudos da Mintel, principal agência de inteligência de mercado do mundo, as empresas que não se preocuparem com esse tipo de questão, vão simplesmente deixar de existir, pois o consumidor está cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente e preocupado em produzir menos lixo.
“Estudos mostram que nos próximos anos o mercado de beauty terá um portfólio maior de produtos sem água. A necessidade de conservar esse recurso se faz cada vez mais necessária na cadeia produtiva de cosméticos e poupar a água é um dos maiores desafios da indústria de skincare”, pontua a especialista.
Karina foi pioneira em desenvolver a formulação do Syndet, um sabonete em barra compatível com a pele e que aceita insumos ácidos em sua formulação, para as farmácias de manipulação no Brasil, sendo referência na produção de cosméticos em barras e sem a água em sua composição.