Beleza

Saiba como se livrar da vermelhidão e irritação do rosto no inverno

Share

Foto: Ben Scott/Unsplash

Se tem algo que a pele oleosa, seca, normal e mista experimentam pelo menos uma vez na vida, isso se chama vermelhidão (ou sensibilidade). Todos nós já sofremos com isso, seja pelo uso do retinol e de ácidos, ou um repentino rubor facial como uma reação alimentar. Mas afinal, o que causa a vermelhidão da pele? Convidamos a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora-fundadora do Dermacademy MB, para esclarecer esse e outros pontos a respeito da pele irritada, sensível e com vermelhidão:

O que causa vermelhidão na pele?

São dois os motivos principais: a característica da pele sensível e também a rosácea. “Quando a pele é sensível, certos ingredientes do produto podem subitamente se tornar um problema e comprometer a força da barreira da pele e sua capacidade de realizar seu trabalho. Os sintomas da pele sensível incluem: vermelhidão, inflamação, irritação, sensibilidade ou reações alérgicas”, diz a médica. No caso da rosácea, uma doença vascular inflamatória e crônica que deixa a pele sensível, vermelha facilmente, e ainda com vasos finos aparentes, os episódios de inflamação na pele podem se tornar frequentes e até permanentes. Alterações de temperatura, alimentos apimentados e álcool podem ser fatores que desencadeiam a piora da rosácea. Mas além desses dois motivos, ultimamente, a médica enfatiza que tem aparecido nos consultórios muitos pacientes sofrendo com o problema, em uma verdadeira epidemia de pele sensível.

“As características definidoras da pele sensível são vermelhidão, desconforto e inflamação – esta última é a principal marca da sensibilidade da pele. Pode ser uma característica de uma série de diferentes condições da pele, incluindo acne, rosácea e eczema, ou pode estar associada à pele ‘normal’, mas que é exposta a fatores ambientais como radiação e poluição, além de desencadeantes comuns, como certos ingredientes para o cuidado da pele”, afirma a dermatologista. Ou seja, seu creme pode estar envolvido nisso.

Como você pode tratar a pele vermelha com produtos dermocosméticos?

“Procure produtos sem ingredientes nocivos, como fragrâncias, álcool, ftalatos, sulfatos, parabenos que podem irritar a pele sensível. Adicione ingredientes como aloe vera e antioxidantes para acalmar e combater os agressores ambientais. Invista em ativos calmantes como niacinamida, Silicium P (ação calmante) e Lipex Canola UB”, afirma a médica.

Como você pode tratar a pele com a ajuda de um dermatologista?

Existem cremes tópicos de prescrição que podem ajudar a gerenciar condições como a rosácea, e também os lasers que podem ajudar a tratar a vermelhidão ao atingir os vasos sanguíneos superficiais. “As cápsulas também podem ajudar, com o ativo FC Oral, Fosfolipídeos de Caviar, que traz o DHA na sua forma biodisponível, com forte ação anti-inflamatória e atuando como modulador inflamatório. O ativo funciona como um poderoso hidratante de dentro para fora, além de diminuir a vermelhidão.”

Quais produtos devemos evitar?

Além de se afastar dos ingredientes nocivos, a pele sensível precisa de outros cuidados, já que pode ficar ainda mais irritada e vermelha com esfoliantes químicos e físicos. Portanto evite ácidos, alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos. Para áreas sensíveis, você pode minimizar o tempo que o produto entra em contato com a pele ou usar apenas ingredientes para a pele sensível, como óleos ou probióticos e PGT1, peptídeo que age na melhora da imunidade da pele.

Por fim, a médica lembra da importância de perceber se algum alimento não pode estar envolvido no processo. Por exemplo, pacientes com rosácea devem evitar os desencadeantes alimentares e nesse grupo entram várias especiarias, molho picante, chocolate ao leite e branco, frutas cítricas, álcool (incluindo vinho e bebidas destiladas), além de bebidas quentes como café e chá.

“Não significa que o paciente com o paciente com rosácea deve deixar de ingerir todas essas substâncias, mas ele deve ficar de olho, juntamente com o médico, se esses alimentos não influenciam negativamente na vermelhidão da pele e inflamações”, afirma. Os simbióticos, que são probióticos em combinação com prebióticos, podem ajudar no tratamento, desde que orientados por médicos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024