Especialista dá dicas sobre como tratar os fios nas temperaturas mais frias (Imagem ilustrativa: Getty Images)O isolamento social é bom momento para cuidar de partes do nosso corpo que, às vezes, acabam sendo deixadas de lado por conta da correria do dia a dia como, por exemplo, os cabelos. Devido à falta de tempo, a manutenção capilar pode acabar sendo prejudicada pela não realização de medidas simples, mas que, a longo prazo, acabam influenciando na saúde dos fios.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“Vários fatores são importantes para que os cabelos estejam em harmonia para desempenhar a sua principal função que é a proteção do couro cabeludo e a regulação térmica. Porém, além dessa função fisiológica importante ao corpo, eles trazem também benefícios estéticos que proporcionam, melhora na autoestima, aceitação e inclusão social”, informa gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Mahogany, Carlos Correa.
Pensando nisso, a marca selecionou cinco dicas essenciais para deixar as madeixas sempre lindas e saudáveis. Confira!
Imagem meramente ilustrativa: Getty Images
1) EVITE BANHOS QUENTES
Com a queda da temperatura, os banhos acabam sendo mais quentes, o que pode acarretar em consequências à pele, incluindo o couro cabeludo. A água em alta temperatura promove um ressecamento dos fios, pois retira boa parte da umidade natural presente nas fibras capilares. Além disso, tende a favorecer o surgimento de caspas, causada pelo excesso de oleosidade.
2) CUIDE DO COURO CABELUDO
Massagear o couro cabeludo estimula a circulação sanguínea da região e, consequentemente, um crescimento saudável dos fios. Além disso, aposte em produtos que higienizem o cabelo, sem danificá-lo, promovendo limpeza saudável às madeixas. Segundo o especialista, outras alternativas são o pó de carvão ativado e a Pró-Vitamina B5.
3) PROTEÇÃO TÉRMICA
O secador, chapinha ou modelador podem ser rivais do cabelo nesse momento. Por isso, investir em produtos que tenham como principal função a proteção térmica é fundamental para garantir cabelos saudáveis. Além de proteger os fios do calor, ajuda a selar as cutículas, diminuindo o frizz, hidratando e garantindo mais brilho. A Proteína associada com um Copolímero ativador de calor protege os fios de cabelo contra as agressões térmicas do secador, pois em contato com o ar quente forma um filme impedindo que a cutícula rache, garantindo a integridade para a fibra além de aumentar a sua hidratação.
3) ALIMENTAÇÃO
Uma boa alimentação influencia na saúde não somente dos cabelos, mas também da pele e das unhas. Os alimentos ricos em vitamina A, B, B3, C, ferro, proteína, ômega 3, silício, zinco, cobre, magnésio, cálcio e ácido fólico, como cenoura, brócolis, laranja, morango, batata doce, agrião, peixe, ovos, oleaginosas, soja e feijão, são ótimas opções para manter os cabelos saudáveis e fortes.
5) HIDRATAÇÃO
Como os cabelos ficam expostos ao sol, frio e vento, é natural que acabem perdendo a água naturalmente presente nos fios. Então, é muito importante hidratar as madeixas regularmente. Recomenda-se que cabelos secos sejam hidratados ao menos duas vezes por semana. Já os mistos ou oleosos devem ser hidratados apenas uma vez, sempre utilizando produtos com componentes específicos para cada tipo.
Óleos vegetais são a pedida certa quando o assunto é hidratação, como o de Argan, rico em ácidos graxos e Vitamina E. Já o Óleo de Ojon apresenta é um importante aliado para a manutenção dos cabelos e do couro cabeludo. Além disso, participa na reconstrução capilar, devolvendo o brilho e sedosidade aos cabelos. Por fim, o Óleo de Crambe, é constituído por ácidos graxos ricos em Ômegas 3 e 6, melhorando a elasticidade e flexibilidade dos fios além de possuir propriedades nutritivas, emolientes, protetoras e hidratantes.
Imagem meramente ilustrativa: Getty Images