Beleza

4 cuidados para o corpo e a pele com a chegada do inverno

Share

Foto: Reprodução/Unsplash

O inverno no Brasil costuma ser muito seco e a baixa umidade do ar acaba desnutrindo e desidratando a pele, cabelos e lábios.

No entanto, se engana quem pensa que o frio é o inimigo número um da beleza. De acordo com especialistas, essa é a época mais indicada para investir em tratamentos de beleza.

“Historicamente, os meses mais frios impulsionam a demanda nas clínicas estéticas e os tratamentos mais recomendados para essa época são os de rejuvenescimento. Porém, o corpo do verão se constrói no inverno”, explica Aline Caniçais, fisioterapeuta dermatofuncional da HTM Eletrônica.

A profissional do mundo da saúde aproveita para dar dicas de como cuidar da pele e do corpo durante os dias frios que estão se aproximando, com a chegada do inverno no dia 20 de junho.

“Mesmo com muitas pessoas em casa, é possível cuidar do corpo e da pele, aproveitando o ‘friozinho’ para buscar melhores resultados. Começando os tratamentos agora, o paciente estará pronto para arrasar no calor”, completou.

Abaixo, a especialista dá dicas para cuidar da beleza durante o frio, especialmente em casa.

1. Conheça o seu tipo de pele

Antes de investir em produtos para cuidados home care, uma dica é conhecer e escolher o cosmético ideal para o seu tipo de pele, assim o tratamento adequado irá ajudar também a potencializar os resultados, mediante as características da pele. Quando a escolha do produto é errada, os ativos trabalharão de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas inadequadas.

2. Invista em cuidados que garantam a hidratação

No inverno, é importante cuidar da pele e investir em procedimentos que garantem a hidratação e que estimulem a produção de colágeno da pele, como o peeling de cristal e de diamante, que promovem a renovação celular da epiderme. Ainda de acordo com a especialista, durante as estações mais frias, o procedimento de esfoliação é essencial e pode ser feito em casa de forma simples e sem altos custos. “A esfoliação elimina células mortas e resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica sedosa, macia e pronta para receber a hidratação”, comenta.

3. Evite banho “fervendo” e beba muita água

Banhos muito quentes e demorados durante o inverno podem acabar retirando o manto hidrolipídico da pele – um hidratante produzido pelo próprio corpo que atua como uma camada protetora – e causar um ressecamento ainda maior – por isso é preciso ficar atento. Além disso, geralmente no frio as pessoas tendem a não sentir tanta sede, mas com o tempo seco a hidratação se torna ainda mais necessária. Outra dica de beleza para manter o corpo e a pele hidratada é beber bastante água.

4. Mantenha o uso do protetor solar

Mesmo nas épocas mais frias do ano é fundamental o uso de protetor solar para colaborar com os cuidados com a pele. “A radiação ultravioleta, também no outono e inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”. A orientação continua a ser a de reaplicar o fotoprotetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas em fotoexposição direta, exceto nos momentos de exposição para sintetizar vitamina D, essencial à saúde e à beleza!

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024