Top

Barba na quarentena: veja dicas de como se cuidar com pelos no rosto

Foto: Reprodução/Instagram

Diante da pandemia do novo coronavírus, são diversas as recomendações dos órgãos de saúde para como se prevenir dele. Um dos meios é o uso de máscaras ao ter contato com mais pessoas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Neste momento, um questionamento bastante relevante é como as pessoas que tem barba devem agir para que o item de proteção funcione 100%. Em contato com RG, a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica quais as implicações de uma barba mal higienizada.

“A barba e o bigode podem ‘abrigar’ o vírus caso a pessoa esteja contaminada e espirre ou tussa, eliminando gotículas. Ou, então, a pessoa não infectada pode estar com as mãos não higienizadas e tocar a própria barba, facilitando a transmissão do vírus”, explica a médica. Além disso, os pelos faciais podem impedir a vedação adequada da máscara.

Apesar disso, o dermatologista Dr. Jardis Volpe, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ressalta que ainda não existe uma recomendação dos órgãos sanitários para que as pessoas retirem a barba como medida de segurança contra o contágio por falta de consenso científico.

“Mesmo não tendo um consenso, o ideal é que, se possível, você remova a barba por completo. É uma preocupação a menos. Mas, caso você queria continuar com a barba, é fundamental tomar alguns cuidados, como não tocar os pelos faciais, apará-los com frequência, mantê-los curtos e higienizar muito bem a região todos os dias”, recomenda a Dra. Paola Pomerantzeff.

A doutora também ressalta que, com relação às máscaras de proteção, o ideal é que ninguém saia comprando o equipamento desesperadamente. “As máscaras cirúrgicas descartáveis e as máscaras N95 estão em falta e com preços altos. Por isso, o ideal é deixar esses tipos de máscara disponíveis para os profissionais de saúde, que estão mais expostos ao vírus, e optar por fazer máscaras caseiras com tecidos de trama fechada”.

Mais de Beleza