A alimentação é um dos fatores que mais têm influência sobre a saúde, cuidando de condicionamento físico, funcionamento adequado dos órgãos, manutenção de cabelo e unhas e até reforço na imunidade. É normal que em períodos onde há a propagação de doenças, as pessoas se preocupem ainda mais com a imunidade, o que leva a um maior cuidado em relação aos alimentos que são colocados sobre a mesa.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Organismo humano
Desde a faculdade de nutrição, os profissionais buscam compreender quais nutrientes são necessários e em quais alimentos encontrá-los, além de procurar a relação que essas substâncias têm com o organismo humano, o que já é mostrado por meio de diferentes pesquisas.
Suplementação de vitamina D
Em um estudo publicado na BMJ, periódico de medicina do Reino Unido, os pesquisadores analisaram 25 estudos clínicos de maneira aleatória, observando os resultados de 11 mil pacientes. Por fim, a equipe concluiu que a suplementação de vitamina D gerava um efeito protetor contra infecções agudas do trato respiratório.
Vitamina C
A vitamina C é outra queridinha quando o assunto é imunidade, ajudando na prevenção de gripes e resfriados, por exemplo. Outros compostos também são responsáveis por aumentar a resistência do organismo contra vírus e bactérias, evitando doenças e inflamações no geral. Confira os principais alimentos que devem fazer parte da sua dieta.
Frutas
Frutas cítricas: Muito conhecidas pela boa quantidade de vitamina C, laranja, acerola, morango e kiwi são bons exemplos de onde conseguir esse nutriente. Ela não é produzida pelo organismo, por isso deve ser consumida por meio da alimentação. A vitamina C é um importante antioxidante, ajudando na regeneração dos tecidos. Além disso, ajuda na manutenção da imunidade viral.
Carotenoides
Folhas escuras: Brócolis, couve e espinafre têm uma boa quantidade de carotenoides, que também pode ser encontrados em frutas amarelas e vermelhas. Essa substância tem ação anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico.
Oleaginosas e azeite
Esses alimentos contêm uma boa quantidade de vitamina E, responsável por retardar o envelhecimento das células, além de potencializar a atuação dos leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, responsáveis por defender o organismo contra infecções, doenças, alergias etc.
Peixes de água fria
Salmão, sardinha e atum são alguns exemplos de alimentos que ajudam a aumentar a quantidade de vitamina D no organismo, uma substância importante na redução dos riscos de contrair doenças respiratórias. Alguns estudos estão sendo feitos para comprovar a suspeita de que essa vitamina pode ajudar na prevenção contra o coronavírus, doença respiratória que tem se alastrado pelo planeta.