Top

Vitamina B2: importante para visão, pele, metabolismo e mais; veja alguns alimentos com esse composto

Nosso corpo precisa consumir diferentes vitaminas e minerais para funcionar corretamente. O número de compostos é grande, e manter uma dieta rica pode parecer complicado. Por sorte, vários alimentos contêm tipos diferentes de nutrientes, tornando a missão de alcançar uma vida saudável menos complicada.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A vitamina B2, também chamada de riboflavina, é um dos compostos que não pode ser ignorado, já que ele é responsável pela manutenção de vários aspectos do corpo. Essa vitamina é especialmente conhecida por manter a saúde da pele e da boca, diminuindo o risco de inflamação e descamação nessas áreas. Além disso, ela também garante a saúde dos olhos, prevenindo o aparecimento de doenças sérias, como a catarata, e ajudando a manter a visão descansada.

O funcionamento do sistema nervoso também é outro aspecto afetado pela presença da vitamina B2 no organismo, colaborando para a formação da bainha de mielina, importante para a proteção das fibras nervosas e permitindo a passagem de informação entre os nervos. Ela também ajuda a manter o metabolismo adequado e favorece o crescimento.

A vitamina B2 é muito encontrada em vegetais de folha verde-escura, como couve-manteiga, agrião, espinafre e rabanete. Outros grãos e oleaginosas também são fontes ricas dessa vitamina, como a soja, o amendoim e as amêndoas. Carnes (como o fígado), leite, ovos e abacate, além de legumes e verduras, são ótimas opções de alimentos que contêm esse composto. É recomendada a ingestão de 1,3 mg ao dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias.

Por outro lado, é fácil reconhecer a deficiência de vitamina B2 no organismo. Nesses casos, pode haver tontura, vertigem, anemia, feridas na boca e problemas de pele, como a  dermatite seborreica. É possível criar uma dieta que priorize alimentos com esse composto, além da ingestão de suplementos que podem ajudar a regular a presença da vitamina no organismo. A baixa absorção dessa vitamina pode estar ligada a problemas na tireoide ou a outras condições como gestação e avanço da idade.

A lista de alimentos ricos em vitamina B2 é extensa, fazendo com que eles possam ser facilmente encontrados em supermercados e até mesmo em restaurantes na hora do almoço, por exemplo. Logo, não há desculpas para não começar a consumir pratos com essa vitamina, tão importante para o organismo.

Mais de Beleza