Top

Como evitar desconfortos no início de uma dieta low carb

Existe uma ocorrência bem comum e que é muito percebida no início de qualquer dieta low carb. Trata-se de sintomas desagradáveis que estão associados a uma dieta de baixa ingestão de carboidratos e que remetem às características de uma gripe. Mas por que isso acontece quando estamos adotando um estilo mais saudável?

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Segundo a endocrinologista Bruna Marisa, quando se está numa fase de transição de uma dieta de anos, o corpo percebe que os alimentos que terá que digerir são diferentes dos que costumavam fazer parte do organismo anteriormente. Este momento de adaptação pode resultar em alguns sintomas, como cãibras, insônia, sensação de fraqueza, nervosismo, inquietação, irritabilidade, compulsão por açúcar, fadiga e pressão alta.

Não há nada de errado em sentir algumas destas mudanças, afinal, um organismo que passou anos ingerindo glicose como principal fonte de energia precisa de um tempo para se adaptar e aprender a digerir gordura. Além disso, a médica lembra que essa restrição leva a uma diminuição natural dos níveis de insulina no sangue e garante que o período para se livrar destes sintomas é de no máximo três semanas. Veja algumas ações que podem minimizar este desconforto:

Ingerir água
Quando os níveis de insulina diminuem, ocorre naturalmente uma excreção de líquidos e, juntos deles, também são eliminados mineirais essenciais como o magnésio, o potássio e o sódio – o que faz com que a perda de peso seja maior no início da dieta low carb. Por isso a importância de repor água e eletrólitos nesta fase de adaptação é ainda maior.

Repor sais minerais
Alguns sintomas são causados pela baixa de alguns sais minerais no organismo, mas é simples repô-los. O sódio é encontrado facilmente no sal de cozinha, então, basta consumir a dose recomendada desta substância.

A falta de magnésio causa cãibras musculares, insônia, fraqueza, perda de apetite, irritabilidade, entre outros sintomas. Por isso é importante repô-lo através de alguns alimentos, como chocolate amargo, abacate, oleaginosas, peixes como sardinha, atum e salmão e folhas verdes escuras. Em casos mais graves, é preciso ingerir suplementos deste mineral.

O potássio também diminui bastante nos primeiros dias de dieta – e ingerir bananas não é o melhor caminho para repor uma quantidade desejada consumindo pouco carboidrato. Para isso, é melhor optar por oleaginosas, shitake, abacate e peixes gordurosos, além do sal light, onde parte do cloreto de sódio é substituída por cloreto de potássio.

Gorduras boas
Os desconfortos causados nos primeiros dias da dieta low carb são causados porque o organismo precisa aprender a usar a gordura como fonte de energia, ao invés da glicose, como era feito anteriormente. O problema é que na maioria das vezes não estamos comendo gorduras boas suficiente para proporcionar um aporte energético ao organismo, o que causa um enorme déficit calórico.

Para solucionar este problema, a dra. Bruna Marisa indica o consumo de alimentos que sejam fonte de gorduras boas, como azeite de oliva, gema de ovo, queijos, óleo de coco, entre outros.

Diminuir os carboidratos aos poucos
O organismo lida melhor com uma redução gradual deste tipo de alimento, o que dá tempo de se acostumar a este novo estilo de vida e evitar os sintomas desconfortáveis.

Mais de Beleza