Categories: Beleza

Fios de sustentação: procedimento pouco invasivo auxilia na flacidez da pele

Share

Com o passar dos anos, é comum que o envelhecimento da pele resulte em novas características, como aumento da flacidez, rugas e linhas de expressão. Muitas pessoas não se acostumam com essas mudanças e acabam buscando opções para suaviza-las, como cirurgias plásticas. Mas quem busca soluções menos invasivas, uma opção está muito em alta: aplicação de fios de sustentação.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Esses fios têm a função de tracionar e levantar a pele – resultando em um efeito lifting -, além de estimular a formação de colágeno. Produzidos com material biodegradável chamado PDO (polidioxanona), os filamentos tem pequenas garras ao longo de sua extensão, o que proporciona fixação na pele e, consequentemente, a tração. O colágeno é estimulado a partir da formação de fibroblastos e tem como objetivo tonificar a pele. A qualidade utilizada varia de três a oito fios, de acordo com as necessidades de cada paciente.

“O processo é minimamente invasivo, sem a necessidade de intervenção cirúrgica, por isso o tratamento tem sido muito procurado. É aplicada anestesia local e utilizada uma microcânula, que faz furinhos no rosto do paciente para inserir os filamentos. O procedimento dura, em média, 30 minutos”, explica Andrezza Fusaro, sócio-fundadora da Royal Face.

De acordo com a especialista, após a aplicação, o paciente pode voltar à sua rotina, mas com alguns cuidados: “Especialmente na primeira semana, deve-se evitar movimentos faciais de tração, como abrir muito a boca, massagens, fumar, exagerar na prática de exercícios físicos e se deitar com o rosto apoiado no travesseiro. É preciso manter a higienização da pele em dia, para evitar infecção local”.

Assim como outros procedimentos estéticos, existem algumas contraindicações para o uso deste tratamento, principalmente para gestantes, lactantes, diabéticos, hipertensos descompensados, portadores de doenças autoimunes, infecções na região da aplicação, neoplasias e uso contínuo de anticoagulantes. Conheça alguns mitos e verdades da técnica:

Mitos

Pode ser feito em qualquer idade – A técnica dos fios com garra é indicada para pessoas que apresentam alguns sinais de envelhecimento e flacidez da pele, o que geralmente ocorre a partir dos 30 anos. Para pessoas mais jovens, acima dos 18 anos de idade, pode ser iniciada a prevenção, com a aplicação de fios lisos e parafusos (espirais), apenas para estímulo de colágeno.

Tem resultado permanente – Como os fios de sustentação são absorvíveis pela pele, o efeito dura entre um ano e um ano e meio. Após esse período, eles podem ser colocados novamente.

Causa um efeito “fake” – Logo após a aplicação dos fios, são percebidas pequenas mudanças, como uma pequena elevação da pele. Os resultados aparecem de forma gradativa, de acordo com a absorção dos fios pela derme. O efeito final do tratamento pode levar cerca de três meses para aparecer, mas sem esticar a pele como no caso de uma cirurgia plástica.

Verdades

Os fios remodelam o rosto – Os fios de sustentação proporcionam um levantamento sutil da pele flácida, devido à tração, remodelando naturalmente o rosto. A liberação de colágeno ainda retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Pode ser aliado a outros tratamentos – Dependendo do grau de flacidez da derme, das rugas e linhas de expressão, o procedimento traz melhores resultados quando aliado a outros tratamentos, como preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de toxina botulínica.

O procedimento causa reações – Após a aplicação, pode haver reações como vermelhidão na região, edema, hematomas, dores leves e retração de pele, que desaparecem a partir de 10 dias do procedimento.

Lembrando que é importante procurar sempre uma clínica de estética especializada, para garantir uma avaliação adequada de cada paciente e que o procedimento seja realizado por profissionais capacitados, com produtos de alta qualidade, assegurando o sucesso dos resultados.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024