Apesar do sugestivo nome, que refere-se ao fato da água do mar Morto ser tão salina que impossibilita a vida nas suas águas, este grande lago que fica em Israel, no Oriente Médio, é rico em sais minerais e em ingredientes com capacidades regeneradoras e prolongados da vida, sendo 12 deles só existentes nas suas águas. O local tem atraído milhões de visitantes todos os anos, seja em busca de seus benefícios como para o turismo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O turismólogo e influenciador digital Gabriel Veronese é um dos especialistas no assunto e revela que o mar Morto é na verdade o maior spa natural do mundo: “Localizado entre Israel e a Jordânia, com quase 3 milhões de anos de existência segundo a ciência, este lugar é único no mundo. Já se sabe que os minerais encontrados aqui podem nutrir as camadas mais superficiais da pele, melhorar a elasticidade e tonalidade e removem toxinas, promovendo efeito antienvelhecimento. Por conta da alta taxa de salinidade encontrada tanto nas águas quanto na lama do lago oriental, os tratamentos feitos à base desses sais têm ação cicatrizante, anti-inflamatória e antisséptica, garantindo a redução das temidas espinhas”, revela.
Segundo Veronese, as águas do mar Morto são compostas de 34% de minerais, ou seja 10 vezes mais do que qualquer outro mar ou lago, proporcionando muitos benefícios para a saúde e para a pele: “Situado a 430 metros abaixo do nível do mar, mesmo absorvendo as areias do deserto e exposto a um clima tão seco, o mar Morto é epicentro de pesquisas e conhecido como “o maior e mais natural destino spa do mundo”, conta Veronese.
Indústria da beleza Israelense
Muito além do turismo religioso, que movimenta a economia local e leva milhões à Terra Santa, Veronese conta que existe toda uma indústria da beleza associada às incríveis propriedades das águas e da lama do mar Morto: “existe uma indústria internacional da beleza que vai até Israel para formulação de produtos cosméticos. No Brasil existem diversos produtos que são formulados a partir das pesquisas e descobertas realizadas em Israel. O país é o lar de diversos cientistas brilhantes, ganhadores do prêmio Nobel e pesquisadores entre os mais reconhecidos do mundo”.
Veronese está bastante ligado à industria da beleza de Israel e foi escolhido em 2019 como um dos influenciadores da marca israelense Premier Cosméticos do mar Morto.