Top

Salão de beleza: 5 mitos e verdades sobre doenças

Não há quem não recorra aos salões de beleza para ficar mais apresentável para um grande evento ou apenas para se sentir bem consigo mesmo. Porém, o que poucas pessoas que frequentam salões sabem é que esses locais podem colocar sua saúde em risco, se alguns detalhes não forem observados. “Pode parecer exagero, mas é preciso ficar atento ao frequentar esses locais, pois cresce cada vez mais o número de doenças contraídas em salões e espaços de beleza, que são, em sua maioria, causadas pelos compartilhamento de escovas, pentes e outros utensílios que não são devidamente higienizados”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para ajudar você a evitar complicações ao frequentar salões, a especialista desvendou os mitos que envolvem o local.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Escova de cabelo pode transmitir doenças. Verdade. “O compartilhamento de pentes e escovas de cabelo pode levar a infecção por fungos e bactérias no couro cabeludo, que podem causar micose e dermatite seborreica, popularmente conhecida por caspa. Por isso, é importante ficar atento e verificar se os instrumentos utilizados no seu salão são devidamente higienizados, o que pode ser realizado através de lavagem com água e detergente ou água sanitária. Em caso de dúvidas, o ideal é que você leve sua própria escova.”

Apenas escovas não esterilizadas podem transmitir piolhos. Mito. “Escovas que não foram devidamente higienizadas possuem maior risco de transmitir piolho. Porém, o parasita também pode ser facilmente transmitido por meio de contato ou do compartilhamento de objetos como toucas e capas utilizadas na hora de cortar o cabelo. Logo, esses objetos também devem ser higienizados entre cada uso.”

Tesouras e lâminas também podem transmitir doenças. Verdade. “Objetos cortantes ou perfurantes, quando contaminados com sangue fresco devido ao corte recente, podem transmitir os vírus da hepatite ou do HIV. A melhor maneira de prevenir isso é, novamente, certificar-se de que tesouras, lâminas de barbear e até mesmo máquinas de cortar cabelo foram devidamente esterilizadas antes de serem usadas.”

Lavabos também devem ser esterilizados para evitar a transmissão de doenças capilares. Verdade e mito. “Lavabos devem, sim, ser esterilizados entre cada uso para evitar complicações. Porém, nesse caso, o risco de contaminação não é de doenças capilares, já que essas necessitam de contato direto com o couro cabeludo para serem transmitidas, e sim de doenças cutâneas, como dermatites e alergias, devido ao contato das cadeiras com a pele.”

Escova progressivas trazem riscos à saúde. Verdade. “É preciso tomar cuidado, pois muitos salões de beleza brasileiros ainda insistem em usar formol em suas fórmulas de alisamento, substância que é proibida pela Anvisa para ser usada com alisante de cabelos desde 2009. Isso por que o componente pode causar uma série de malefícios a saúde, como queda de cabelo, alergias, irritação cutânea, queimaduras, dores de barriga, enjoo, tosse e até mesmo câncer no nariz e garganta. Dessa forma, é importante que antes de alisar os cabelos você verifique se o produto que será utilizado por seu cabeleireiro tem a aprovação da Anvisa. Além disso, as outras escovas progressivas ácidas também podem causar prejuízos à saúde, pois também liberam formol.”

Mais de Beleza