A época mais quente do ano está chegando e, com as temperaturas elevadas, muita gente já está aprontando malas e mochilas para curtir praias, cachoeiras e parques públicos. Dentre os itens obrigatórios, o chinelo é um que não pode mesmo faltar. “Andar descalço, principalmente em ambientes com areia seca, pode acabar com a saúde dos pés de qualquer um”, alerta a podóloga Maria de Lourdes Pinheiro, coordenadora técnica da rede Doctor Feet.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O maior perigo é a Tungíase, doença popularmente conhecida como bicho de pé. “Trata-se de uma parasitose causada por fêmeas de uma espécie de pulga, a Tunga Penetrans, que vive em zonas arenosas”, explica a especialista.
O bicho de pé pode ser removido facilmente, desde que realizada por profissionais, e a lesão é tratada geralmente em uma ou duas sessões, segundo a podóloga. Mas atenção aos sintomas: a lesão causada pela penetração da pulga pode servir como porta de entrada para outras doenças, como infecções e até tétano, se o tratamento for postergado. Embora os nomes assustem, não há motivo para pânico, segundo Maria Lourdes. “Com cuidados essenciais é possível curtir o verão sem que os pés saiam prejudicados”, garante. Veja abaixo as dicas da especialista para quem vai viajar e curtir a estação mais quente do ano:
1. Em locais com areia, use sandálias e chinelos;
2. Se for o caso de caminhar na areia da praia, a recomendação é optar por estar mais próximo do mar, pois a água leva os microorganismos, diminuindo os riscos de contaminação;
3. Evite levar animais domésticos à praia, pois as fezes podem conter parasitas;
4. Redobre os cuidados com as crianças, já que as brincadeiras na areia envolve outras partes do corpo, como mãos, braços e pernas.
5. Evite que os pequenos cubram o corpo com areia ou comam algo que tenha caído no chão;
6. Use cangas ou toalhas para evitar o contato direto com o solo arenoso;
7. É importante também prestar atenção aos sintomas: a lesão causada pela Tungíase é visível e é possível perceber uma pequena pápula marrom escura com um círculo claro ao seu redor;
8. O problema também pode causar dor ou coceira, portanto, ao notar tais incômodos, é necessário procurar um especialista o mais rápido possível.