Top

Cinco dicas para cuidar do cabelo ressecado no verão

Verão chegando e já estamos pensando no que fazer durante a estação mais quente do ano. Junto ao sol, mar e cloro da piscina, vem também ressecamento, falta de brilho e fios queimados. Mas há salvação! Dinah Ventura, do salão Mais Bonita, em Niterói, nos dá cinco dicas fundamentais para melhorar cabelos ressecados. Veja a seguir:

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Na hora de lavar o cabelo:
“Depende do perfil de cabelo. Quando ele é oleoso na raiz, deve ser lavado dia sim, dia não, com shampoo que controle a oleosidade e hidrate as pontas. Um cabelo totalmente ressecado deve ser lavado três vezes por semana para realizar a limpeza do couro cabelo, fazendo a emoliência da calota com os dedos para ativar as glândulas sebáceas e desenvolver os nutrientes naturais do cabelo. Quando for um cabelo comprido, use a escova raquete antes de lavar para lubrificar o fio – a escova raquete ativa a oleosidade da raiz para lubrificar as pontas – e uma hora depois lave o cabelo, usando a oleosidade natural que saiu do couro cabeludo. Não use água quente nunca. Sempre utilize a morna para abrir a cutícula do cabelo e a água fria no final pra selar. E não deixe de usar shampoo para cabelos ressecados, com tratamento de raiz para crescimento e ponta”.

Como usar o condicionador:
“Nunca aplique condicionador no couro cabeludo. Ele deve ser usado no comprimento e ponta somente, após tirar o excesso de água da lavagem com shampoo. Condicione apenas quando tiver retirado todo o excesso de água, como desembaracante. Depois, lave para evitar crostas do creme.

Hidratação no salão:
“Deve ser feita de 15 em 15 dias, pelo menos, para melhorar a qualidade do fio. E é muito importante que o profissional diagnostique o produto ideal para seu tipo de cabelo e que a manutenção seja feita em casa”.

Produtos ideais para impedir o frizz:
“Se o cabelo estiver muito ressecado, pode usar uma máscara de nutrição. Pode também aplicar uma ampola ou óleo junto com a máscara para obter um resultado melhor. Depois de agir de 20 a 30 minutos, lave. Faça isso uma vez por semana, especialmente com dias quentes de praia e piscina”.

Dica extra:
“Na praia, use sempre protetor solar para não ressecar e danificar mais, nem destruir o tratamento que fez no salão. O ideal é sair de casa já com a proteção, para não deixar a água salgada e nem o sol queimarem seus fios. Já os finalizadores são essenciais sempre, mesmo quando não fizer escova – leave-in ou sérum são os ideais. Aplique-os apenas no meio e ponta do cabelo”.

Mais de Beleza