Top

Dossiê sabonete: tudo o que você precisa saber para escolher a opção perfeita

Se tem um produto de beleza que faz parte da rotina de todas as pessoas, é o sabonete. Seja apenas para lavar o corpo no banho ou versões que cuidam da saúde e da aparência, as opções disponíveis no mercado são infinitas: líquidos, em barra, neutros, íntimos, antibacterianos, antisséptico, entre outros. Por isso, nem sempre é fácil encontrar a melhor escolha para cada pessoa.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“No caso da pele oleosa ou com acne, o ideal é utilizar um sabonete ou gel de limpeza profunda, que ajude a remover a oleosidade e reduzir a formação de cravos e espinhas, além de ser não-comedogênico. Para peles secas – que em geral também são mais sensíveis -, os sabonetes devem ser mais suaves, com pH mais próximo ao da pele, ou seja, ácido, com substâncias hidratantes e sem adstringentes”, explica a dermatologista Emília Almeida, do time da Cloy.

Para que você escolha a melhor opção, a médica recomenda que a embalagem do produto seja lido, pois já entregam ao que são destinados. Os sabonetes que tem ácido glicólico, enxofre, ácido salicílico ou LHA são melhores para peles oleosas, mas podem irritar peles mais sensíveis.

Segundo Emília, devemos fugir de produtos que apresentam substâncias detergentes em sua composição. “Esses componentes ainda estão presentes em alguns sabonetes com pH alto, ou seja, muito alcalino. É por isso que não devemos usar sabões amarelos, de aroeira ou de coco na pele, já que possuem substâncias que removem o manto lipídico e de proteção da pele, causando ressecamento e irritação”, acrescenta.

Nesse mesmo caminho, devemos evitar os produtos antibacterianos. “Nossa pele possui o que chamamos de microbioma, ou seja, um conjunto de microrganismos – principalmente bactérias e fungos – que convivem em equilíbrio, prevenindo várias doenças de pele e fazendo parte do nosso sistema de defesa. Sabonetes antibacterianos não discriminam quais tipos de bactérias serão eliminadas, destruindo camadas boas e ruins para nossa pele. Quando isso acontece, nosso corpo reduz a capacidade de diferenciar organismos nocivos de não nocivos, se tornando hiper-reativo, o que pode causar inflamação e piorar algumas doenças de pele”, explica a médica.

Outro fato que influência a escolha do tipo de sabonete é o clima. Em locais com extremos de temperatura, pode existir a necessidade de usar sabonetes com mais controle de oleosidade no verão, enquanto no inverno, a melhor opção são os que possuem substâncias mais hidratantes.

Para quem possui doenças de pele essencialmente inflamatórias, como dermatite atópica, psoríase e rosácea, é importante usar um sabonete com pH adequado e sem substâncias bactericidas para não piorar essas características e, consequentemente, piorar a inflamação da pele.

Mais de Beleza