O sedentarismo é um dos principais fatores para doenças vasculares, obesidade, diabetes e doenças crônicas. Segundo dados recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada quatro adultos no mundo são sedentários e o compromisso da instituição é diminuir esse número em 15% até 2030.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A prática esportiva é importante não só para os benefícios físicos do corpo, mas também é fundamental para a sociabilidade e a mente – já que fazer exercícios libera a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para incentivar aqueles que ainda não praticam nenhuma atividade, o master trainer de strong by zumba Giuliano Cangiani elencou cinco exercícios que trabalham o sistema cardiovascular e tonificam a musculatura do corpo todo.
“O objetivo desse treino, que usa apenas o peso do próprio corpo, é manter o batimento cardíaco elevado, otimizando a queima de calorias. Ele também gera o efeito Epoc, quando o organismo continua queimando calorias após a atividade, por conta da alta intensidade. Tudo isso em apenas 60 minutos de treino, ideal para aqueles que possuem uma rotina agitada. Não tem mais desculpa!”.
Squat ou agachamento
O exercício é muito eficaz para trabalhar os membros inferiores, em especial coxas e bumbum. “É importante atenção na execução: pés alinhados com os ombros, tronco reto ao agachar, sempre olhando para a frente, mantendo o peso nos calcanhares sem deixar que os joelhos ultrapassem a linha do pé”, explica Cangiani.
Lunge ou avanço
Também é focado nos membros inferiores. É um exercício intensivo para quadríceps, gémeos, glúteos e bíceps femorais. “Erros comuns são quando o aluno leva o joelho à frente do pé, curva a coluna e traz o joelho para dentro”, alerta o master trainer.
Plank ou Prancha
Focado na concentração de força isométrica – sem movimentos – que envolve manter-se em uma posição por um longo período. “Esse é um dos exercícios mais eficazes para quem deseja definir o abdômen. É importante sempre ter em mente durante a execução, que o esforço deve estar todo concentrado nessa região”, explica.
Pushup ou flexão de braços
Nada mais é do que o simples movimento de se empurrar do chão. Cangiani explica a importância do exercício “ele é um dos mais completos pois trabalhamos além da parte superior – braços, peito e ombros – a musculatura do abdômen”.
Jumping Jacks ou polichinelos
Os polichinelos são extremamente importantes para aquecer o corpo. “Muitos costumam subestimar a importância desse exercício e o relacionam a uma atividade puramente aeróbica. Eles aumentam a frequência cardíaca e fazem os músculos trabalharem bastante”, finaliza Cangiani.