Top

Projeto verão: cinco alimentos para cortar já do seu cardápio

Vai encarar o projeto verão 2019? Para ajudar você nesta tarefa, consultamos a nutricionista Cátia Ruthner, do W Estética & Spa, para descobrir quais alimentos você deve cortar do cardápio para ficar com o corpinho em dia na temporada:

1.Alimentos ultraprocessados: hambúrgueres congelados, nuggets, embutidos (salame, presunto, mortadela, peito de peru) e salsichas. São ricos em corantes, aromatizantes, conservantes – substâncias que, se consumidas frequentemente, são nocivas ao organismo. São hipercalóricas, ricas em sódio e pobres em nutrientes. Aumentam o risco de obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer de intestino. Inclusive o peito de peru que, apesar de possuir pouca gordura em comparação aos demais embutidos (o que leva muita gente a vê-lo como saudável), é farto em sódio, nitrato, aromatizantes, corantes e conservantes.

2. Açúcar: altamente calórico, promove ganho de peso e é utilizado em muitos alimentos de forma indiscriminada. Aumenta o estresse oxidativo, gerando envelhecimento celular. Talvez seja o maior causador de sobrepeso na dieta ocidental. Elimine todos os alimentos que levam açúcar na sua composição, aprenda a sentir o real sabor de cada alimento sem a necessidade de adoçá-lo.

SIGA RG NO INSTAGRAM

3. Farinha branca: biscoitos, pizzas, lasanhas e pratos prontos congelados. Esses alimentos possuem um alto índice glicêmico e são ricos em conservantes, corantes, edulcorantes, acidulantes e sódio, aumentando a pressão arterial e levando a doenças cardíacas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda de 4g a 6g de sal por dia (4 a 6 saches). O brasileiro consome, em média 9,6g, de sal por dia, segundo dados do Ministério da Saúde, praticamente o dobro do recomendado. Assim, procure temperar a comida com ervas e temperos naturais, destacando mais o sabor do alimento.

4. Refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas alcoólicas: no caso de refrigerantes, eles possuem um alto teor de açúcar, conservantes e edulcorantes. Evite todo este grupo de bebidas para ter sucesso no seu plano de verão, pois estes têm valor calórico e nenhum valor nutricional. Sempre faça escolhas conscientes e terá sucesso em seu objetivo.

5. Fontes de gorduras ruins: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, margarina vegetal, óleo de algodão, óleo de milho… Estas são fontes de gordura que devem ser evitadas, pois tem efeito inflamatório no nosso organismo.

Mais de Beleza