Beleza

Por Carol Hungria 23.11.2018

Ioga: benefícios da prática vão além do corpo

Se você tem Instagram já percebeu que a ioga virou uma verdadeira febre entre celebs e influencers. Gisele Bündchen, Fernanda Lima, Grazi Massafera e Letícia Colin são algumas das celebs que praticam – e postam muito – seus treinos.

RG consultou a professora Joyce Berndt e a terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, que indicam os benefícios para a saúde e ainda os óleos essenciais indicados para o ambiente da prática. Anote:

Equilíbrio emocional
Para quem sofre de ansiedade e/ou depressão, é uma ótima alternativa complementar ao tratamento psicológico. A ioga trabalha diretamente na disposição e maior objetividade na execução das tarefas diárias. A ansiedade excessiva é sintoma comum em distúrbios de natureza psico-mentais. “A prática da ioga também aborda exercícios respiratórios chamados pranayamas, como ferramentas de expansão, direcionamento e intensificação do fluxo da energia no corpo, além de ajudar na limpeza de canais de energia, fortalecendo a conexão com a sua energia vital”, explica Joyce Berndt, professora co-fundadora do movimento Mais Yoga Por Favor.

Qualidade do sono
Algumas posturas físicas e exercícios respiratórios antes de dormir podem fazer você se sentir mais relaxado ao final do dia. Basta reservar cerca de 30 minutos do dia para realizar uma série de posturas reconfortantes, que auxiliam a ter um sono de melhor qualidade. “Por meio da conexão entre corpo e mente, alguns exercícios estimulam o relaxamento, abrandam as oscilações mentais e a frequência cardíaca. Com isso alivia-se a tensões e ajuda a relaxar o corpo”, completa a professora.

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Boost no emagrecimento
Em relação à perda de peso, como a prática auxilia no tratamento da ansiedade, e sendo a comida em muitos casos o objeto “escape” em algumas pessoas, a ioga ajuda a medir a quantidade e a qualidade nutricional. Com a ioga, o aluno aprende ferramentas para lidar com as frustrações e com os obstáculos cotidianos. Além disso, as posturas desta técnica milenar, conhecidas como àsanas, estimulam também a glândula tireoide, responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento do metabolismo do corpo. “Algumas metodologias mais vigorosas da ioga promovem inclusive uma alta queima calórica, já que trabalham o sistema cardiovascular” finaliza.

Bom funcionamento do organismo
A prática diminui os níveis de colesterol, melhora problemas respiratórios e ajuda no controle da pressão arterial. “A ioga pode fortalecer os músculos ao mesmo tendo em que aumenta a amplitude de movimento do corpo físico”, afirma Joyce. Por meio das posturas de ioga, os órgãos internos e glândulas endócrinas também são trabalhadas, o que proporciona benefícios para saúde e resistência imunológica em geral.

Óleos essenciais indicados durante a prática

Dicas da terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato:

1. Cedro para conexão interior
2. Eucalipto para respiração
3. Lemongrass para disciplina
4. Lavanda para equilibrar

Como usar: coloque oito gotas do óleo essencial escolhido em difusor de ambiente, diluído em água.

  • Fernanda Lima Foto: Reprodução/Instagram
  • Gisele Bündchen Foto: Reprodução/Instagram
  • Grazi Massafera Foto: Reprodução/Instagram
  • Leticia Colin Foto: Reprodução/Instagram
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