No mundo da publicidade, existem diversas sutilezas no momento de vender produtos femininos. Normalmente, comerciais de absorventes costumam mostrar um líquido azul ao invés de simular sangue, assim como campanhas de giletes mostram modelos depilando pernas que já sem pelos.
A marca norte-americana Billie quer mudar este cenário. Em sua nova campanha, chamada Project Body Hair, às propagandas mostram diversas mulheres mostrando todos os tipos de pelos corporais.
“É muito estranho ver marcas mostrando apenas ‘depilações’ de pernas já depiladas e macias”, disse Georgina Gooley, co-fundadora da Billie, em entrevista à Glamour americana. De acordo com a empresária, comerciais assim são ineficientes, pois não dizem nada sobre a eficiência do produto.
“Quando mostram apenas mulheres sem pelos, é uma versão de body shaming”, explica Georgina. “É como dizer que você deve se sentir com vergonha de ter pelos”.
O objetivo da marca com a campanha é normalizar a forma com que vemos pelos, independente da escolha de mantê-los ou não. E o projeto não acaba no comercial. A Billie também irá doar imagens de mulheres com pelos para o banco de imagens grátis Unsplash para uso livre do público.
A ideia de uma marca de lâminas femininas promover pelos corporais parece contraditória? Esta é a intenção da Billie. “Depilar-se é uma escolha pessoal, ninguém deveria dizer a uma mulher o que fazer com o seu corpo”, explica Georgina.
“O fato é que todos temos pelos. Alguns escolhem removê-los, outros preferem deixá-los crescer com orgulho – e seja qual foi a sua escolha, você não deveria ter que se desculpar por isso”.