Top

7 dicas de maquiagens que funcionam para todos os gêneros

A igualdade de gênero é um assunto discutido dentro de diversos temas: área profissional, educação e… beleza! Cada vez mais, marcas de maquiagem começam a se envolver com a questão e a criar produtos genderless. Mas, na vida real, como colocar isso em prática?

Segundo Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC, o melhor caminho é tratar a ideia com naturalidade. “Não devemos tratar isso com surpresa ou como uma novidade, mas como algo natural. Incluir todos os gêneros naturalmente na comunicação de todas as grandes marcas”.

Em bate-papo com RG, Fabiana compartilha 5 dicas que, assim como os produtos genderless, não precisam de gênero para serem seguidas. Confira abaixo:

1. Prepare bem a pele.
Para uma boa maquiagem, o mais importante é preparar a pele para receber os produtos. “Essa preparação envolve primer e hidratante. Se tivesse que citar uma diferença no homem é a barba. Se você fez a barba e irritou a pele, é importante usar produtos que a acalmem ou minimizem esses danos”, aconselha Fabiana. A maquiadora aporta a importância de cuidar da barba como cuidamos do cabelo, sempre higienizando e hidratando os pelos.

2. Prepare bem os lábios.
A dica anterior serve para preparar os lábios para receber o batom. “Tenha certeza que a superfície tá bem hidratada, cuidada, preparada e que não tem pele escamando”, lembra a maquiadora.

3. Preste atenção na cor da base e do corretivo.
“Se a ideia não é fazer uma maquiagem conceitual, a cor da base e do corretivo não pode diferenciar do seu tom de pele. Ela tem que ser perfeita e parecer que é a sua pele”, comenta a maquiadora. Além disso, pra uma make natural, o ideal é usar pouco o produto e esfumá-lo bem.

4. Não esconda sua beleza.
Para Fabiana, é importante respeitar nossa individualidade. A maquiadora aconselha: “não tente transformar ou manipular tanto suas características pessoais. Sinta-se bonita ou bonito com a sua beleza, sem seguir padrões criados pela sociedade”.

5. Penteie-se.
Para a especialista, para uma maquiagem pra ficar bonita, é necessário pentear os pelos do seu rosto – ou seja, barba e sobrancelhas. “Tem que ficar claro: ou você segue uma ordem de algo bagunçado, que funciona mais pra passarela e maquiagens conceituais, ou deve deixar tudo penteadinho”.

6. Cuidado ao fazer uma maquiagem natural…
Se seu objetivo é fazer aquela make sem parecer que está maquiado, atenção nos produtos. “Escolha um pó mineral, porque ele deixa a pele um pouco opaca, mas não totalmente sem brilho. Não tem no Brasil, um país tropical, pessoas com a pele totalmente sequinha”, lembra a maquiadora.

7. … e ao fazer uma maquiagem pesada
“Você pode usar uma pele bem construída e com bastante produto, mas o acabamento tem que estar fino, ficar perfeito. Não pode ter divisão de base ou parecer revestimento de parede, não pode ter fronteira entre cor e de textura”, explica Fabiana. Para ela, a qualidade do visual, neste caso, depende de quão bem a pele foi preparada e esfumada.

Mais de Beleza