Top

A pele do homem requer cuidados diferentes da mulher; entenda!

Por Cinthia Sarkis

Não tem nenhum sentido o homem que já incorporou hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada e exercícios regulares ter um corpo cuidado e um rosto que não acompanha o processo. Melhorar é necessário! Para o homem, estar bem reflete a consciência do seu valor.

Pele oleosa, aspecto cansado, olheiras, cara de bravo, vincos marcados, papada e alopecia são queixas comuns.

Leia Mais: Bocão glitter e grafismo – maquiagem para homens é tendência no SPFW 

Para tratar um homem é preciso mais que melhorar a qualidade da pele. Hoje a medicina nos permite ressaltar traços da masculinidade e mitigar sinais do envelhecimento. Tudo isso de forma prática, com algumas visitas ao médico e poucos cosméticos.

A pele masculina apesenta inúmeros fatores que a diferenciam da feminina. É aproximadamente 20% mais espessa, contem mais colágeno, suas glândulas sebáceas e poros são maiores e mais numerosos.  A influência da testosterona, que estimula essas glândulas, confere aspecto brilhante e propicia o aparecimento de acne.

Sendo assim a pele do homem requer cuidados diferentes da mulher. Hidratantes e produtos anti-idade para homens devem ser leves na textura, com veículos em gel, gel-creme ou sérum, que contenham as seguintes especificações: oil-free e não comedogênico.  Os princípios ativos dos cosméticos podem até ser os mesmos, mas com certeza o veículo, a combinação e a concentração dos ativos deve ser individualizada.

Na pele masculina, o colágeno se reduz numa velocidade constante.

Isso nos permite fazer a contrapartida. Estimular produção de colágeno pela própria pele e melhorar a flacidez através do uso de laseres não ablativos. Essa técnica permite ainda que o paciente retome imediatamente suas atividades diárias.

Em relação aos traços individuais, a beleza facial masculina está diretamente ligada a dois pontos principais que devem ganhar protagonismo: o ângulo da mandíbula e o nariz (os romanos já consideravam o tamanho do nariz um indício de virilidade).

Após o estudo dessas medidas, o reforço, quando necessário, se faz em consultório com o uso de ácido hialurônico, em um procedimento médico relativamente simples.

Quanto ao uso da toxina botulínica, os homens se beneficiam mais que as mulheres. Como os músculos da expressão masculina são mais fortes, as rugas dinâmicas são mais marcadas, portanto o resultado se aprecia mais. É verdade que para esse efeito se necessita em geral doses mais altas que as das mulheres com pontos de aplicação diferentes. Lembrando, o efeito da toxina é dose dependente: em baixas doses relaxa o músculo, conferindo aspecto descansado, em altas doses, paralisa o músculo, conferindo aspecto “ congelado”.

O segredo para o sucesso do tratamento dos homens é a melhoria da imagem feita de forma escalonada e sem exageros. É função dos médicos determinar os limites! A medicina está preparada para proporcionar aos homens uma ferramenta a mais para seu arsenal. Cabe a cada um saber como usá-la!

Mais de Beleza