Top

Alimentação saudável: dicas para eliminar os excessos de fim de ano

Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu excessos alimentares nas festas de fim de ano e durante as férias! Nessa época, é normal ingerirmos mais alimentos calóricos e bebidas alcoólicas, e o corpo reage a este trabalho extra. O estômago precisa fabricar mais suco gástrico, o fígado mais bile, o intestino fica com o trânsito mais lento… Adotar uma alimentação saudável, balanceada e de baixa caloria na volta a rotina é essencial para o nosso organismo se desintoxicar e eliminar essas impurezas.

Leia mais: Allen Campbell, chef de Gisele e Tom Brady, revela a dieta da família

Uma alimentação baseada em vegetais, cereais integrais, frutas, peixes, aves, ovos, sementes oleaginosas; com menos carne vermelha, laticínios, glúten, adoçantes (a base de sacarina ou aspartame) e produtos industrializados; sem embutidos, doces, amidos refinados e frituras é a recomendação do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA localizado em Gramado. A gente lista mais dicas preciosas a seguir:

Inclua alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo e a temperatura interna corporal, como o gengibre, pimenta vermelha, chá verde, chá de hibisco e canela.

– Para aliviar o inchaço abuse dos alimentos diuréticos, como a melancia, o melão, o abacaxi, couve, limão. Os chás gelados são refrescantes e também ajudam nesta tarefa, como os chás de erva-doce, boldo, salsaparilla, macela, cavalinha, castanha da índia, chá verde, chá branco, chá de hibisco.

Coma frutas com casca e bagaço, e folhas verdes para aumentar a ingestão de fibras e acelerar o trânsito intestinal.

– Abuse do suco verde em jejum todos os dias antes do café da manhã.

Evite o café, pois prejudica na desintoxicação;

Aumente o consumo de fibras, como a semente de linhaça, aveia, quinoa, arroz integral, pão integral.

– Abuse da água natural e de coco para hidratação do organismo.

Mais de Beleza