Categories: Beleza

Proteja os cabelos e a pele da baixa umidade

Share

Lábios rachados, pele sem brilho e fios quebradiços (isso sem falar nos problemas respiratórios!) podem ser consequência da baixa umidade que os paulistanos enfrentaram nos últimos dias – nem dá pra reclamar da chuva, né? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade para o organismo está entre 40% e 70%. Porém, a média do último mês foi de 30%. Aprenda algumas medidas simples que podem amenizar esses efeitos.

Leia mais: Coluna Dra. Carla Vidal: cuidados com os lábios no inverno

“A pele sofre com a baixa umidade, principalmente nas extremidades aonde chega pouca gordura, como é o caso dos pés, cotovelos e mãos”, explica Angélica Pimenta, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O cabelo também fica prejudicado. Quando a umidade do ar baixa, os fios ressecam e arrepiam, principalmente os mais lisos e finos, mais leves e suscetíveis à eletricidade. “Com esse tempo, o cabelo cria eletricidade estática, e isso faz com que os fios se afastem um do outro e arrepiem”, ressalta Angélica. Veja as dicas:

Hidratação de dentro para fora: É necessário redobrar os cuidados com a hidratação do corpo, ingerindo bastante líquido, e de preferencia, dois litros d’agua por dia. O corpo perde mais líquido devido à transpiração e perspiração (eliminação de suor) com o tempo seco.

Hora do banho: A água em alta temperatura é capaz de ressecar a pele e couro cabeludo, e isso pode causar alguns problemas, como caspa. O ideal é apostar em banhos mornos, principalmente quando for lavar o cabelo. Após o banho, use um bom creme hidratante, que contenha substâncias eficazes como ureia, lanolina, glicerina, óleos essenciais, manteigas de semente, como karité, aquaporinas, lecitina, ceramidas, acido linoleico e vitamina E. Outra dica é apostar nas hidratações capilares uma vez por semana, com cremes adequados para o tipo de cabelo.

Pausa nas químicas: Com o tempo seco, as químicas agridem ainda mais os fios. Por isso, é interessante evitá-las. Caso não seja possível, é importante investir ainda mais nas hidratações. Para as amantes da chapinha e secador, vale a pena investir em um protetor térmico.

Sem aperto: evitar elásticos e amarras muito apertados na hora de prender o cabelo fragilizado. A tração pode aumentar a quebra dos fios e até mesmo causar alopecia (queda). E nada de prender ou dormir com os fios molhados, pois isso pode causar a proliferação de bactérias e fungos, que geram oleosidade, caspa e queda.

Foto: Reprodução Harper's Bazaar EUA

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024