Top

Coluna Dra. Carla Vidal: cuidados com os lábios no inverno

Por Dra. Carla Vidal

Não é novidade que com o tempo frio, seco e com a ventania, a pele sofre e muito. Os cuidados com nosso maior órgão precisam ser redobrados. Mas existe uma parte do nosso corpo que precisa de cuidado extra: os lábios.

A pele dos lábios é, na verdade, uma semi mucosa e, por isso, é muito mais sensível às agressões do vento, do frio e do tempo extremamente seco. E, ao contrário do que muitos pensam, umedecer os lábios com a saliva é um pecado mortal na nossa estação mais fria do ano.

Para ajudar os leitores da RG, reuni algumas dicas de como cuidar dos lábios e desfilar uma boca linda por aí até o fim do nosso inverno. Aproveitem!

Já está com o lábio ressecado e com peles soltas? Resista à tentação e jamais arranque a pele solta. Puxar as populares “pelinhas” pode fazer com que a semi mucosa sofra lesões e desencadear infecções. O ideal é tratar desse ressecamento e deixar as peles onde estão.

Não há peles soltas, mas sente que os lábios precisam de esfoliação? A esfoliação labial é permitida desde que seja com o produto adequado (entenda-se: com grânulos muito finos e delicados) e movimentos circulares muito, muito leves. A ideia aqui não é ferir os lábios, mas apenas retirar parte das células mortas. Leveza de movimento é fundamental.

Proteção, claro. Inverno também tem incidência de raio solar. Não proteger os lábios do sol ajuda a deixá-los mais sensíveis às agressões típicas do inverno. Escolha, portanto, balms labiais que já tenham protetor solar, além de componentes hidratantes.

Hidratação é fundamental. Sempre, a toda hora. Carregue na bolsa, no bolso, na gaveta do escritório, na gaveta do criado-mudo, na mochila da escola, em todo lugar um balm labial com ativos hidratantes. Aplique nos lábios sempre que lembrar. Nunca será demais. Sempre falo aos meus pacientes que podem passar 200, 300 vezes se quiserem. Não existe hidratar demais quando se fala em inverno e lábios. Com cor, sem cor, não importa. O que vale é usar sempre.

Os cuidados, como viram, são simples. Não vale dizer que toma muito tempo ou é muito complicado manter uma boca bonita durante o clima frio. Basta um pouco de força de vontade e, para os que ainda não estão acostumados, uma mudança nos hábitos de beleza.

Começar é simples. Cuide-se. Sua pele agradece. E sua boca também.

Mais de Beleza