Top

Dra. Carla Vidal dá dicas de beleza e higiene em tempos de racionamento

Por Dra. Carla Vidal

O assunto do momento não é a tendência de unha ou novo laser para a pele. O assunto que permeia cabeleireiros, rodas de conversa e consultórios médicos é mesmo a falta d’água. Por mais que muitas pessoas estejam economizando, ainda é uma possibilidade bem real o racionamento, que já acontece em alguns pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do entorno. E como fazer, então, para manter não só a beleza da pele, mas também a higiene em tempos de contenção?

O ideal mesmo é o banho diário (não mais que um por dia, afinal estamos falando de contenção), mas, se faltar mesmo a água no esquema “dois dias com e cinco sem”, preparei algumas dicas para deixar em dia a limpeza e saúde da pele e dos cabelos.

1 – Shampoo a seco: Não é o ideal, mas o shampoo ajuda a controlar a oleosidade e o aspecto “sujo” do cabelo. Borrife de acordo com as instruções da embalagem. Meu conselho: alterne com a lavagem dos fios. Um dia, lave com água e shampoo e no outro, faça uso do produto.

2 – Lenços íntimos: Diferentemente dos lenços umedecidos, os lenços íntimos têm pH próprios da região. De novo, não recomendo o uso deles todos os dias no lugar do banho, mas supondo que a situação seja caótica, melhor fazer uso deles a não tomar banho. Também é possível substituir um banho (para aquelas pessoas que não sobrevivem a menos de dois banhos por dia) com esses lencinhos.

3 – Lenços umedecidos: Ajudam a dar uma “tapeada” em emergências, ainda que não substituam a boa e velha chuveirada. Algumas marcas já desenvolveram produtos com a classificação “banho de gato”. Excelente ideia.

4 – Hidratante: A pele perde a hidratação natural, muito recuperada durante o banho. Para manter a cútis hidratada, nada melhor do que o uso de um bom hidratante. Fique atento ao seu tipo de pele; as oleosas pedem um produto oil-free, enquanto as secas podem receber produtos mais pesados.

5- Água termal: Excelente produto para pele e cabelos. Ajuda a hidratar e a refrescar. Borrife várias vezes ao dia, sempre que precisar de um refresco.

Vale lembrar: essas dicas não substituem o banho, apenas vão ajudar caso a situação piore e realmente sejamos obrigados a sobreviver a um período forte de escassez. Também não custa lembrar: economize água. Sua pele também agradece.

Mais de Beleza