Top

Cine na Praça apresenta filmes sobre orgulho e igualdade racial

Medida Provisória no Cine na Praça

“Medida Provisória” é um dos títulos da programação do Cine na Praça- Foto: Divulgação

Depois do sucesso da programação de outubro, com filmes de terror e fantasia, o projeto Cine na Praça, no Parque do Povo, em São Paulo, traz em novembro filmes que têm como tema o orgulho e a igualdade racial, para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Serão apresentadas quatro obras que retratam as lutas, os desafios e as conquistas dos negros em diferentes contextos. A programação abre no dia 3 de novembro com a exibição do filme nacional “Um Dia com Jerusa”, dirigido pela cineasta Viviane Ferreira. Já no dia 10 de novembro a atração é o filme francês “Bem-vindo a Marly-Gomont”, sobre a rejeição e o preconceito vividos pelo médico negro congolês Seyolo Zantoko.

No dia 17 de novembro é a vez de mais um filme nacional, com direção de Lázaro Ramos, “Medida Provisória”, longa inspirado na peça de Aldri Anunciação, “Namíbia, Não!”. Também vale conferir na telona o emocionante “O Ódio que Você Semeia”, dirigido pelo brilhante George Tillman Jr., encerrando o mês no dia 24 de novembro.

As sessões do Cine na Praça são gratuitas e acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h, apresentando programação de alta qualidade e temática para comunidades que dificilmente possuem acesso ao cinema comercial, oferecendo uma nova experiência outdoor ao público em geral.

O projeto Cine na Praça conta com uma estrutura completa de cinema: projeção em alta resolução, telona, som Dolby Surround 5.1, cadeiras, gerador e experiência cinematográfica de qualidade. A equipe técnica do projeto participa dos principais festivais de cinema do Brasil.

Viabilizado por meio do ProAC, com patrocínio das Pernambucanas, apoio da Prefeitura de São Paulo e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o Cine na Praça é uma realização de Kling & Associados e Governo do Estado de São Paulo.

Veja a programação completa:

3 de novembro

Título: “Um Dia com Jerusa” (Brasil, 2021) – Direção de Viviane Ferreira

Sinopse – A sensitiva Silvia, uma jovem pesquisadora de mercado, enfrenta as agruras do subemprego enquanto aguarda o resultado de um concurso público. Ao mesmo tempo, a graciosa Jerusa, uma senhora de 77 anos, é testemunha ocular do cotidiano vivido no bairro do Bixiga. No dia do aniversário de Jerusa, enquanto ela espera a família para comemorar, o encontro entre suas memórias e a mediunidade de Silvia lhes proporciona transitar por tempos e realidades comuns às suas ancestralidades.

10 de novembro

Título: “Bem-vindo a Marly-Gomont” (França, 2016) – Direção de Julien Rambaldi

Sinopse – Baseado em uma história real, o filme narra a saga um médico do Congo que se muda com a família para um vilarejo no interior da França e precisa lidar com a rejeição e o preconceito dos moradores locais, que se recusam a serem atendidos por um homem negro. OS acontecimentos são retratados com leveza e senso de humor.  Baseado em uma história real.

17 de novembro

Título: “Medida Provisória” (Brasil, 2022) – Direção de Lázaro Ramos

Sinopse – Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.

24 de novembro

Título: “O Ódio que Você Semeia” (EUA, 2018) – Direção de George Tillman Jr.

Sinopse – Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

Mais de Cultura