Top

Mostra faz homenagem ao centenário do pintor Antônio Bandeira

Mostra “Desfolharei meus olhos neste escuro véu”, na galeria Almeida & Dale, em São Paulo, reúne obras do pintor cearense Antônio Bandeira | Foto: Divulgação/Galeria Almeida & Dale

A galeria Almeida & Dale, em São Paulo, apresenta exposição em homenagem ao centenário do pintor cearense Antônio Bandeira. A mostra “Desfolharei meus olhos neste escuro véu” traz cerca de 50 obras do expoente do abstracionismo brasileiro, que representam sua visão sobre si mesmo e o mundo ao seu redor, até o dia 2 de julho de 2022.

Os trabalhos, reunidos em ordem não cronológica, datam desde 1947, ano seguinte à sua chegada em Paris, onde estudou na Escola Superior de Belas Artes e na Académie de la Grande Chaumière, até 1967, quando morreu aos 45 anos na capital francesa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

As obras estão dispostas em núcleos constituídos a partir de um olhar sobre algumas questões presentes em seu percurso de experimentação, como a composição cromática, os títulos e os assuntos, incluindo paisagens, árvores e cidades.

Segundo ele próprio, Bandeira não pintava quadros, e sim tentava fazer pinturas. “Meu quadro é sempre uma sequência do quadro que já foi elaborado para o que está sendo feito no momento, indo esse juntar-se ao que vai nascer depois. Talvez gostasse de fazer quadros em circuitos, e que eles nunca terminassem e acredito que nunca terminarão mesmo”, afirmou.

Assim, a mostra, com curadoria de Galciani Neves, se debruça sobre quem foi Bandeira e o que pensava e praticava como pintura, passando por questões recorrentes em seu trabalho relacionadas às dualidades entre imaginário e palpável, visível e invisível, onírico e real.

A galeria Almeida & Dale está localizada na Rua Caconde, 152, no Jardim Paulista, em São Paulo.

Mais de Cultura