Performance “A Maze in Grace” de Neo Muyanga com Legítima Defesa e Bianca Turner para a abertura da 34a Bienal de São Paulo – Foto: © Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo
Acompanhando o calendário de reabertura das instituições culturais da cidade de São Paulo, a Fundação Bienal apresenta a mostra “Vento”, de 14 de novembro a 13 de dezembro de 2020, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, como parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo.
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No dia 13 de novembro, às 18h, a performance “Faz Escuro Mas Eu Canto”, de Paulo Nazareth, acontece no edifício fechado (sem público presencial), que poderá ser acompanhada pelo público ao vivo pelo Instagram da Bienal e marca a abertura da exposição. Para a mostra, a Fundação Bienal está seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos para o setor cultural e a visitação se dará mediante agendamento.
Alice Sgintani, “Mata” – Foto: Divulgação
Concebida a partir de conceitos como o de “relação”, a 34ª Bienal de São Paulo adotou uma estrutura de funcionamento inovadora, expandindo-se no espaço (por meio da parceria com instituições culturais da cidade e do exterior) e no tempo (com a realização de mostras e ações apresentadas no Pavilhão da Bienal a partir de fevereiro de 2020). Embora a agenda de exposições individuais tenha sido interrompida com a chegada da pandemia de Covid-19 e a dinâmica da rede de instituições parceiras também tenha sido adaptada de acordo com o calendário expositivo de cada um desses espaços, os preceitos norteadores desta edição se mantiveram os mesmos.
1 / 15Ximena Garrido-Lecca_Insurgências Botánicas_ Phaseolus Lunatus_2017-2020Vista da exposição. Abertura da exposição individual de Ximena Garrido-Leca para a 34a Bienal de São Paulo – Foto: © Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo
2 / 15Paulo Nazareth_La Fleur de la Peau_2020Paulo Nazareth, “La Fleur de la Peau”- Foto: Divulgação
3 / 1534BSP – Performance “A Maze in Grace”Performance “A Maze in Grace” de Neo Muyanga com Legítima Defesa e Bianca Turner para a abertura da 34a Bienal de São Paulo – Foto: © Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo
4 / 15Musa Michelle Mattiuzzi_Experimentando o vermelho em dilúvio_2016Musa Michelle Mattiuzzi, “Experimentando o vermelho em dilúvio” – Foto: Divulgação
5 / 15Melvin Moti_No SHow_2004Melvin Moti, “No Show”- Foto: Divulgação
6 / 15Luisa Cunha_Word for Gardens_2004Luisa Cunha, “Word for Gardens”- Foto: Divulgação
7 / 15Leon Ferrrari_Operativo “Pacem in Terris”_1972Leon Ferrrari, Operativo “Pacem in Terris” – Foto: Divulgação
8 / 15Koki Tanaka_A Piano Played by 5 Pianists at Once (First Attempt)_2012Koki Tanaka, “A Piano Played by 5 Pianists at Once”- Foto: Divulgação
9 / 15Jaider Esbell_Amooko pantoni – Histórias do vovô Makunaimî_2018Jaider Esbell, “Amooko pantoni – Histórias do vovô Makunaimî”- Foto: Divulgação
10 / 15Eleonore Koch_Ally and Dark Trees_1974Eleonore Koch, “Ally and Dark Trees”- Foto: Divulgação
11 / 15Edurne Rubio_Ojo Guareña_2018Edurne Rubio, “Ojo Guareña” – Foto: Divulgação
12 / 15Deana Lawson_Mama Goma_2014Deana Lawson, “Mama Goma”- Foto: Divulgação
13 / 15Clara Ianni_Forma Livre_2013Clara Ianni, “Forma Livre” – Foto: Divulgação
14 / 15Ana Adamovic_The Choir_Zagreb_1962-2020Ana Adamovic, “The Choir”- Fotto: Divulgação
15 / 15Alice Shintani_Mata_2020Alice Sgintani, “Mata” – Foto: Divulgação
Com o adiamento da exposição coletiva para 2021, a 34ª Bienal se estendeu ainda mais no tempo e incorporou o espaço desmaterializado da internet como palco de uma série de ações inéditas que ampliaram seu programa inicial. Assim como aconteceu com sua extensa programação digital, a apresentação de “Vento” sinaliza um ajuste de rumo – não uma interrupção ou o início de um novo movimento – do projeto curatorial inicial desta edição. Enquanto responde a mudanças vividas pela sociedade como um todo, este ajuste é condizente com um projeto que desde seu início se propôs a mostrar-se acessível à reflexão pública, encarando-se como um ensaio aberto.
Jacopo Crivelli Visconti, curador geral da 34ª Bienal de São Paulo, explica que “Vento” funciona como o índice desta edição da Bienal, no sentido de que aponta alguns dos temas que voltarão expandidos na exposição de setembro do ano que vem, e ao mesmo tempo se refere ao que já aconteceu, assim como o índice constitui, em semiótica, o rastro”. O curador adjunto Paulo Miyada complementa: “O projeto desta Bienal sempre teve a intenção de mostrar as mesmas obras mais de uma vez, em contextos e momentos distintos, para enfatizar que nada permanece idêntico, nem as obras de arte, nem o público, nem o mundo ao redor. Este movimento começa a se concretizar com esta exposição, ganha força com as mostras da rede que passam a ser apresentadas a partir de agora e deságua em setembro do ano que vem”.
Vista da exposição. Abertura da exposição individual de Ximena Garrido-Leca para a 34a Bienal de São Paulo – Foto: © Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo
Para José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, “a Bienal desempenha um papel muito significativo na vida cultural da cidade. Durante o período de isolamento social mais acentuado, nós intensificamos e diversificamos nossa programação digital, por acreditarmos que o contato com a arte é essencial para a sociedade, em especial em momentos de crise. Agora, realizamos esta exposição e reabrimos o Pavilhão com o mesmo intuito – o de criar oportunidades para que estejamos juntos, de uma maneira segura, ao redor de obras de arte que podem nos ajudar a processar, individual e coletivamente, o momento único que estamos vivendo”.
Figuram em “Vento” 21 artistas, sendo 10 nomes deles: Alice Shintani (1971, São Paulo, SP), Ana Adamović (1974, Belgrado, Sérvia), Eleonore Koch (1926 – 2018, Berlim, Alemanha), Gala Porras-Kim (1984, Bogotá, Colômbia), Jacqueline Nova (1935-1975, Gante, Bélgica), Koki Tanaka (1975, Kyoto, Japão), Luisa Cunha (1949, Lisboa, Portugal), Melvin Moti (1977, Roterdã, Países Baixos), Musa Michelle Mattiuzzi (1983, São Paulo, SP) e Paulo Nazareth (muitas datas, Watu Nak, Vale do Rio Doce, MG).
Os 11 participantes de “Vento” já anunciados como artistas da 34ª Bienal são: Antonio Dias (1944, Campina Grande, PB), Clara Ianni (1987, São Paulo, SP), Deana Lawson (1979, Nova York, EUA), Edurne Rubio (1974, Burgos, Espanha), Jaider Esbell (1979, Normandia, RR), Joan Jonas (1936, Nova York, EUA), León Ferrari (1920-2013, Buenos Aires, Argentina), Neo Muyanga (1979, Joanesburgo, África do Sul), Regina Silveira (1939, Porto Alegre, RS), Ximena Garrido-Lecca (1980, Lima, Peru) e Yuko Mohri (1980, Kanagawa, Japão).
Jaider Esbell, “Amooko pantoni – Histórias do vovô Makunaimî”- Foto: Divulgação
Simultaneamente à mostra, trabalhos de Antonio Dias e Joan Jonas também poderão ser vistos no MAM-SP e na Estação Pinacoteca, respectivamente, em mostras individuais que integram a rede de parcerias institucionais da 34ª Bienal.
Além disso, até fevereiro de 2021, seis outros artistas agora anunciados integram as ações que dão continuidade à programação digital inédita concebida pela Fundação Bienal após a decisão de adiar para 2021 a mostra principal da 34ª Bienal de São Paulo: Jaune Quick-to-see (1940, Montana, EUA), Lydia Ourahmane (1992, Saïda, Argélia), Naomi Rincon Gallardo (1979, Carolina do Norte, EUA), Sebastián Calfuqueo Aliste (1991, Santiago, Chile), Sung Tieu (1987, Vietnã) e Uýra Sodoma (1991, Santarém, Pará) . A programação e participantes de março a agosto de 2021 serão divulgados oportunamente. Para saber mais sobre essa sobre a programação digital e a exposição Vento, entre na landing page A Bienal tá on .