Top

OSGEMEOS estreiam exposição na Pinacoteca: “A gente fala que criou, mas esse mundo sempre existiu”

Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo

Nos idos de 1993, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como OSGEMEOS, tiveram uma epifania e revelaram ao mundo seus bonecos de cor amarela. Resultado de estudos e imersão, esses personagens representam a originalidade de um trabalho que começou em 1987, enraizado na cultura hip-hop. “Difícil falar em número, quantas coisas a gente já fez”, explica Gustavo em entrevista ao RG. “Até começar a viajar, foi muito estudo e trabalho”, completa Otávio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Depois de expor em diferentes países (foram mais de 60), finalmente, chegou a vez do Brasil. A primeira retrospectiva da carreira da dupla pode ser vista na Pinacoteca de São Paulo.

A simbologia do universo criado por eles é o que pretende explorar a mostra “OsGemeos: Segredo”, que reúne mais de 60 peças do acervo dos artistas, muitas inéditas no Brasil, e que fica em cartaz até 22 de fevereiro de 2021. “A gente fala que criou, mas esse mundo sempre existiu (na nossa visão)”, explica Otávio.

Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo

Seus personagens têm endereço, roupa, identidade, cheiro e cor próprias (alguns, até nome). Se você olhar na rua qualquer um de seus murais, vai reconhecer. “Um segredo que a gente sempre quis guardar”, brinca ele sobre o período entre 1993 e 1998. “A gente dava essa resposta por meio da pintura. Estava ali o segredo”, pontua Gustavo.

Prestes a desvendar esse mistério, a exposição faz um mergulho no processo criativo de simbiose, que tem um pé na música (em especial no rap), na dança, na arte e até nos quadrinhos – herança da geração 1980, que brincou na rua, era incentivado à leitura, mas não largava a TV. Nas salas da Pinacoteca, anotações, obras inéditas, pinturas e esculturas até vídeos, instalações (imersivas e sonoras) e, claro, intervenções.

Parte desse conteúdo foi recuperada com ajuda de amigos e familiares. “Você vê que há muita conexão de lá atrás com o que fazemos hoje. Coisas que a gente nunca deixou de fazer”, diz Otávio. Ainda crianças, encontraram no desenho um jeito de conversar e, de certa forma, de paz: um começava, o outro terminava. O traço é o mesmo e a linguagem, complementar. “Somos viciados em detalhes”, acrescenta. “A gente não sabe explicar (como isso acontece). É uma forma de materializar”, completa Gustavo sobre as criaturas.

Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo

A escolha da Pinacoteca não é por acaso. Foi lá que tiveram o primeiro contato com o grafite, aos 7 anos de idade, onde tinham material de reciclagem à mão para transformar em arte. Em casa, recriavam cenários de TV com caixas de sapato e de papelão. Na Pina, também tiveram acesso ao spray, que deu forma aos primeiros grafites – o bairro paulistano Cambuci foi o berço.

“É muito especial para a gente, e as pessoas vão sentir isso. Queremos provar às novas gerações que é possível acreditar em um sonho”, diz Otávio. Depois de viajar o mundo e, agora, com esse reconhecimento em casa, os irmãos querem retribuir. “Temos ideia de fazer workshops, estamos elaborando esse programa para dividir aquilo em que a gente sempre acreditou”, conta o outro irmão.

Sempre em mutação, a mente deles não para. A dupla vem experimentando novas plataformas e mídias sem esquecer de onde se fortaleceram: a rua. “Arte é mais forte que qualquer outra coisa em termos de censura: do sarau à lateral de um prédio. Acreditamos nessa força, que muda as coisas para o bem”, concordam.

Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo

Ainda para marcar a retomada do museu, de 15/10 a 23/10, será oferecida entrada gratuita para todos os visitantes da Pinacoteca. No entanto, mesmo gratuito, durante este período, é necessário marcar a data e o horário pelo site do museu (www.pinacoteca.org.br).

 

OSGEMEOS: Segredo

Abertura: 15 de outubro de 2020
Visitação: 15 de outubro de 2020 até 22 de fevereiro de 2021
Horários: Quarta a segunda, das 14h às 20h
Ingressos: Apenas com horário marcado. R$25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada). Vendas pelo site: www.pinacoteca.org.br
Local: Pinacoteca de São Paulo – Praça da Luz 2, São Paulo, SP – Galerias Temporárias e Octógono (1º andar), pátio 1 e outros espaços internos e externos

Foto: Divulgação/Pinacoteca de São Paulo

Mais de Cultura