Top

Alice Caymmi faz show visual em gravação de DVD, em São Paulo

Cantora da neo-MPB se apresentou nesta quinta-feira (11.12), no Teatro Itália

Por André Aloi

A cantora carioca Alice Caymmi fez um show visual nessa quinta-feira (11.12), no Teatro Itália, em São Paulo. A primeira de duas apresentações vai dar origem a um DVD com documentário. O palco era todo coberto por telões de LED, ao fundo.

Em cena, só ela e o produtor musical Diogo Strausz, que estava em uma cabine. As únicas palavras que trocou com o público foram um “boa noite” e o momento em que apresentou ao público o multi-instrumentista Strausz (que tocou guitarra, baixo e MPC – aparelho usado para disparar samples como sons de tiro e outros mais eletrônicos).

Em um canto, um cavalinho de carrossel e, no outro, um poledance. Elementos cênicos que faziam parte do contexto de cada história que ela se propôs a contar.

Subiu ao palco com uma fantasia toda preta que cobria seu rosto, lembrando a tal rainha dos raios: Iansã, orixá de religiões afro. Logo no primeiro ato, os atores ajudaram a tirar a roupa dela, que ficou com um macacão até o fim da noite.

Os telões ajudaram a contar a história de cada música. Exibiam projeções pensadas pelo diretor Paulo Borges – conhecido por sua trajetória na moda – e executadas por Richard Luiz, da Protótipo Filmes. Em “Como Vês”, por exemplo, ressaltou monumentos do dia a dia do paulistano, como a ponte estaiada, a marginal Pinheiros e o amanhecer no centro da cidade. Para ser específico, um cair da noite e um nascer de sol de um prédio da rua Amaral Gurgel.

Outro destaque foi o parque de diversões projetado, com direito a carrossel, kamikaze, crazy dance e roda gigante em “Antes de Tudo”. Nessa faixa, a infância se contrapôs ao fetiche, pois os dançarinos apareceram se requebrando no poledance. Em outros, elementos mais simples, como globos de discoteca (remetendo à era Disco). No cover de Nancy Sinatra, para “Bang Bang”, as projeções reproduziram um revólver apontado para a cara da plateia. Ao fim da canção, com tiros, a videografia ensanguentou a tela.

Vestiu um casaco de penas pretas em “Jarper”, de Caetano Veloso. Para o encerramento, transformou-se em “Homem” , que ganhou samples de funk carioca, na música que leva esse nome. O palco foi inundado por peixes em um fundo do mar para “Meu Recado”, a mesma que escolheu pra voltar para o bis – após pedidos em palmas da plateia.

O espetáculo, de aproximadamente uma hora, será lançado em um DVD com show e documentário (e possivelmente exibição na TV), ainda sem previsão de lançamento. Hoje (12.12) ela retorna para o palco para a segunda noite de gravação. Confira o setlist:

Rainha dos Raios (Iansã)
Paint it Black
Como vês?
Meu Recado
Meu Mundo Caiu (Cover de Maysa)
Antes de Tudo
Bang Bang (Nancy Sinatra cover)
Princesa
Joga Fora (Cover de Sandra de Sá)
I Feel Love (Donna Summer cover)
Lay All Your Love On Me (Abba cover)
Jasper (Cover de Caetano Veloso)
Sargaço (videoclipe)
Sou Rebelde
Homem
Bis: Meu Recado

SERVIÇO
Alice Caymmi apresenta “Rosa dos Raios” em São Paulo
Sexta-feira (12 de dezebro), às 21 horas
Local: Teatro Itália (Avenida Ipiranga, 344 – Edifício Itália, Metrô República)
Classificação etária: 18 anos
Capacidade: 276 lugares
Preços: de R$40 (meia entrada) a R$ 80 (inteira)
Bilheteria do teatro: De terça a domingo a partir das 15 h até a hora do espetáculo

Mais de