Top

SP: Companhia Candongas apresenta “Sísifos”

Com a proposta de fazer o público refletir sobre a condição humana e social, chega em São Paulo o espetáculo “Sísifos“, da Companhia Candongas, de Belo Horizonte. As apresentações serão realizadas no Galpão do Folias (Rua Ana Cintra, 213, Campos Elíseos – nas proximidades do metrô Santa Cecília), de 12 de março até 15 de março, quinta a sábado, às 19h, e, domingo, às 17h. As apresentações fazem parte do FarOFFa – Circuito Paralelo de Artes de São Paulo – e não haverá venda de ingressos (o público terá a opção de pagar quanto puder e quiser). A Cia Candongas é a única companhia de Minas Gerais que participará da edição 2020 do FarOFFa.

O ponto de partida da peça é o paralelo entre a relação “vida x trabalho” que estabelecemos no mundo contemporâneo e o imaginário em torno de Sísifo, personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha. Em cena, dois personagens refletem sobre sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias. Assim, um dos principais méritos da montagem é fazer com que o público reflita sobre sua condição humana, sua presença em seu meio e sua busca pela felicidade.

“Sísifos” tem dramaturgia elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi a partir de pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Bartolozzi e Antônio Rodrigues. Com este espetáculo, o grupo ampliou o seu campo de estudos após a conclusão de uma pesquisa de cinco anos sobre o universo do Teatro do Absurdo, na qual mergulhou no estilo dramatúrgico de seus autores mais expoentes, como Samuel Beckett, Eugene Ionesco, entre outros. No processo de desenvolvimento dramatúrgico, a montagem encontra ponto de interseção nas obras “O Mito de Sísifo“, do filósofo francês Albert Camus, e no “Mito da Caverna“, de Platão, além do livro “1984”, de George Orwell.

Mais de Cultura