Top

“Os Simpsons”: cinco episódios que citam o Brasil

Nesta sexta-feira (15.02), Matt Groening, conhecido por ser um dos criadores da série “Os Simpsons”, está completando 65 anos. O desenho é sempre polêmico e vive alfinetando algum assunto em destaque no mundo. Para comemorar o aniversário de seu criador, separamos cinco vezes que “Os Simpsons” citaram o Brasil. Spoiler: as referências são bem polêmicas…

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“Blame It On Lisa” (2002)
Este episódio foi a primeira vez que a família Simpson veio ao Brasil, para procurar um menino que Lisa estava ajudando e desapareceu. A descrição do Rio de Janeiro foi fortemente criticada, já que apresentam uma cidade invadida por macacos e dominada pelo tráfico. Na época, a Riotur ameaçou processar a Fox pela representação da Cidade Maravilhosa.

“Marge Gamer” (2007)
Neste episódio, Marge fica viciada em um jogo online e não sai da internet. Ocupada com isso, Homer precisa substituir a matriarca da família e comandar os jogos de futebol de Lisa. Para impressionar a filha, o personagem dá um cartão vermelho para Ronaldo.

“The Wife Aquatic” (2007)
Durante uma visita à Baía de Barnacle, Lisa diz que aquele é o pior lugar que já visitou. Na dublagem em português, Bart pergunta algo como “Tem certeza?”, mas na versão original, ele pergunta à irmã se o lugar é pior do que o Brasil. A resposta de Lisa é algo como “Ok, pior depois do Brasil”.

“Moms I’d Like to Forget” (2011)
Enquanto está lendo um livro de palavras cruzadas resolvidas, Homer lê a frase “Brasil, hexacampeão mundial”. Durante a Copa do Mundo na Rússia, os brasileiros usaram o trecho para afirmar que a série havia previsto que a seleção brasileira seria campeã. Mas, na realidade, a frase aparece apenas na versão dublada. Na versão original, Homer lê uma piada com Irene Ryan, uma atriz norte-americana pouco conhecida por aqui.

“You Don’t Have to Live Like a Referee” (2014)
A segunda vinda da família para o Brasil teve um motivo especial: a Copa do Mundo. Homer é convidado para apitar jogos da Copa após vários executivos da FIFA serem presos por corrupção. O próprio Homer é subornado para favorecer um time no final do torneio. Foi nesse episódio que a série previu que o Brasil perderia para a Alemanha e que o Neymar se machucaria.

 

 

Mais de Cultura